Novo rodízio de veículos teve grande impacto no trânsito de São Paulo

A Prefeitura de São Paulo informou que o novo rodízio de veículos teve grande impacto e reduziu bastante tanto o índice de congestionamento quanto o índice de lentidão na capital paulista (que considera a base de dados do Waze). A restrição voltou nesta segunda-feira, dia 11 de maio de 2020 e de forma ampliada para tentar aumentar a taxa de isolamento social na cidade.

Comparado ao índice da última segunda-feira, dia 4 de maio, o pico de congestionamento desta segunda-feira foi bem menor, atingindo apenas 1 quilômetro, às 8h30. Na semana passada, o pico foi de 11 quilômetros, entre 8h e 9h.

  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais, estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn ou participe dos canais no WhatsApp e Telegram
  • Você está no trânsito, na estrada ou no transporte coletivo e precisa enviar alguma informação? Envie sua mensagem, fotos ou vídeos para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448
  • Em termos de lentidão, os números também estão bem abaixo da última segunda-feira. No dia 4 de maio, foram registrados 21 quilômetros de lentidão às 8h. Nesta segunda-feira, o pico foi de 4 quilômetros, também às 8h.

    Veja abaixo os números em outros horários do dia:

    Lentidão 12h

    Lentidão 15h

    Lentidão 16h

    Lentidão 17h

    Lentidão 19h

    Nesta segunda-feira, o primeiro dia de funcionamento do novo rodízio de veículos, apenas os carros com placas de final ímpar circulam em toda a cidade. São elas: 1, 3, 5, 7 e 9.

    Nesta terça-feira, dia 12 de maio, os carros de placas de final par (0, 2, 4, 6 e 8) circulam sem restrições. Lembrando que o novo rodízio vale durante 24 horas, incluindo sábados, domingos e feriados, em toda a cidade, não só no centro expandido.

    Ônibus extras

    A SPTrans informou que, até as 9h, foram utilizados 489 dos 600 ônibus disponíveis nos bolsões localizados em pontos estratégicos a fim de atender todas as regiões da cidade, assim que é detectada a necessidade de reforço no atendimento em alguma linha.

    A SPTrans informou também que as equipes de campo monitoram a movimentação de passageiros e faz os ajustes necessários para adequar a frota à demanda para garantir o transporte público à população, em especial aos trabalhadores de serviços essenciais.

    Leia também