O monotrilho da Linha 15-Prata entra no terceiro dia seguido com problemas, de acordo com o Metrô, a falha em equipamento de via próximo à estação São Lucas demandará um tempo maior do que previsto anteriormente para os reparos.
Nesta sexta-feira, dia 3 de janeiro de 2020, a operação acontecerá em dois trechos:
- O primeiro entre Vila Prudente e Camilo Haddad (onde o passageiro deve fazer a troca de trem).
- O segundo de Camilo Haddad até Jardim Planalto.
Todo o percurso da linha será atendido até à meia-noite por 10 ônibus gratuitos da operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência) como opção aos passageiros.
O Diário do Transporte apurou junto ao Metrô que o problema na região da estação São Lucas é o desgaste natural de parafusos nas proximidades de um equipamento de mudança de via.
“Durante a operação de quarta-feira, foram identificados alguns parafusos localizados nas proximidades de um equipamento de mudança de via que necessitavam de troca pelo desgaste natural. Como a fixação é em concreto, é necessário um tempo de ‘cura’. A decisão de não interromper a circulação de trens na quarta-feira, foi tomada para que os passageiros não ficassem totalmente sem o transporte público nos dias úteis e utilizar o final de semana para realização do reparo”, informou o Metrô.
A falha em equipamento de via teve início na quarta-feira, dia 1º de janeiro e o problema continuou nesta quinta-feira, dia 2 de janeiro. No último dia de 2019, o trecho entre as estações São Mateus e Fazenda da Juta chegou a ser interrompido, devido furto de cabos elétricos.
No Twitter, alguns passageiros relatavam os problemas encontrados nesta sexta-feira como ar-condicionado sem funcionar em um dos ônibus da operação Paese, intervalo de 20 minutos entre os trens e ônibus da operação Paese chegando lotados de passageiros nas estações.
https://twitter.com/nmorengui/status/1213059649404121088
@g1sptv @metrosp_oficial @L15Prata Monotrilho com intervalos de 20 min e os ônibus Paese chegam lotado na estação Vila Tolstoi, mas aumentar o preço da passagem eles aumentam
— Cristiano Mota (@Cristianosm91) January 3, 2020
O monotrilho é um transporte bom porém não suporta uma demanda tão grande de pessoas.E ainda temos que ouvir o @jdoriajr prometer a extensão ate a cidade https://t.co/ZNX0k3QyWU que jeito amigao?Nao suporta nem ir até São Mateus sem problema.
— william (@charlinho_lhp) January 3, 2020
Em breve mais informações.
Linha 15-Prata
Atualmente as novas estações São Mateus, Fazenda da Juta e Sapopemba inauguradas em 16 de dezembro de 2019 funcionam todos os dias, em horário reduzido, das 9h às 16h. Nas próximas semanas, o horário de funcionamento deve ser estendido.
Direto dos Trens
Para acompanhar em tempo real como está o status da circulação dos trens do Metrô e da CPTM, acesse a plataforma Direto dos Trens, no site oficial, no Twitter ou no Telegram.