ViaQuatro finaliza a primeira troca de trilhos na Linha 4-Amarela

9
Troca de trilhos
Foto: Divulgação/ViaQuatro

No sábado, dia 21 de setembro de 2019, a ViaQuatro, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô, concluiu a primeira troca de trilhos da linha. O procedimento é realizado a cada 10 anos, em média, devido a eventuais desgastes apresentados pelos trilhos.

A substituição, iniciada em agosto, dos trilhos no trecho entre as estações Paulista e República aconteceu em quatro madrugadas diferentes. Foram trocados dois pares de trilhos de 160 metros cada, totalizando 640 metros de trilhos trocados. No dia 21 foi realizada a última etapa do processo.

Cada trilho é composto por várias barras de 12 metros cada. O preparo dos trilhos é realizado no Pátio Vila Sônia uma semana antes da troca. Na noite que antecede o procedimento, o trilho é colocado na via de uma forma que não atrapalhe a operação.

Também é deslocado até o local mais próximo permitido o caminhão baú, que possui as ferramentas necessárias para a mudança. Por ser tratar de uma liga metálica composta por aço de carbono e metais especiais, o trilho é encaixado nas curvas de forma rápida.

A troca acontece no intervalo de três horas, e o procedimento tem início assim que a Linha finaliza as operações, à meia noite.

Para o projeto, é necessário um planejamento minucioso, pois a equipe que realiza a manutenção diária e preventiva é a mesma que realiza as trocas. Para realizar a atividade do último mês foram necessários 30 colaboradores, divididos em três grupos de 10 pessoas cada. Os grupos foram dispostos no início, meio e fim do trilho.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here