Novos usos para dados de radares são tema de encontro no Mobilab+

Evento aberto irá reunir startups, programadores, pesquisadores e demais interessados na temática no dia 1º de outubro, às 18h30.

20
Radares
Foto: Márcio Pinho
Publicidade

Um novo olhar sobre como os dados coletados por radares na cidade de São Paulo podem ser aproveitados é o tema do próximo Meetup que o Mobilab+ promove no dia 1º de outubro, a partir das 18h30, em seu espaço localizado na rua Boa Vista, 136, mezanino, no Centro.

Parceria da Prefeitura de São Paulo, por meio das secretarias municipais de Mobilidade e Transportes e Inovação e Tecnologia, além da Companhia de Engenharia de Tráfego e da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Município de São Paulo (Prodam), com a Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito, o evento é aberto para startups, programadores, pesquisadores e demais interessados na temática.

A capital paulista conta com cerca de 900 equipamentos de fiscalização eletrônica, que estão presentes em todas as regiões da cidade e fazem mais de 650 milhões de registros ao mês, referentes aos milhões de veículos que trafegam diariamente em suas vias.

Utilizando uma amostra de dados dos radares disponibilizada pela Companhia de Engenharia de Tráfego, o quarto Meetup do Mobilab+ vai discutir as possibilidades de uso dessas informações como forma de contribuir para a formulação de novas políticas públicas com foco na gestão da mobilidade urbana.

“Os equipamentos de fiscalização eletrônica são de extrema importância para a promoção de comportamentos mais seguros no trânsito e a redução de acidentes. Embora sejam utilizados, prioritariamente, para a fiscalização de infrações no trânsito, esses radares também podem fornecer informações úteis para o planejamento da mobilidade urbana, como dados de velocidade média, quantidades e trajetos de veículos em diferentes pontos do território. É isso o que queremos debater no encontro”, afirma Edson Caram, secretário municipal de Mobilidade e Transportes de São Paulo.

Já para Daniel Annenberg, secretário municipal de Inovação e Tecnologia, “esse tipo de evento reforça os princípios de inovação aberta, que aproximam a Prefeitura dos cidadãos e abrem espaço para que os paulistanos interessados no tema contribuam diretamente na construção de uma São Paulo mais inteligente e humana”.

O evento começará com falas de abertura das principais lideranças envolvidas na iniciativa. Em seguida, será apresentada a amostra dos dados, com o objetivo de que o público entenda o que consta na base e quais são os resultados de análises preliminares já feitas.

A dinâmica será finalizada com uma sessão “mão na massa”, em que é possível tirar dúvidas, dar sugestões e discutir potenciais usos destes dados para a melhoria das políticas de mobilidade de São Paulo. Inscrições pelo site do Meetup.

Serviço

Meetup: MeetUp 4 – Dados de radar: mobilidade + inteligente

Data: 1º de outubro de 2019

Horário: 18h30 às 21h

Local: Mobilab+ – Rua Boa Vista, 136 – Centro – São Paulo – SP

Inscrições: Meetup

Vagas: limitadas

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here