Rumo assina contrato de concessão da Ferrovia Norte-Sul

Trecho entre Porto Nacional à Estrela D’Oeste atenderá mercado interno do Centro-Oeste e incrementará exportação de grãos via Porto de Santos

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Rumo ALL Ferrovia Norte-Sul
Foto: Divulgação

Maior operadora ferroviária do País, a Rumo assinou nesta quarta-feira, dia 31 de julho de 2019, em Anápolis, o contrato de concessão dos tramos central e sul da Ferrovia Norte-Sul, como resultado do leilão realizado em 28 de março pela Agência Nacional de Transportes Terrestres.

O leilão

A proposta econômica da Rumo foi de R$ 2,7 bilhões, ágio de 100,92% em relação ao valor de outorga mínimo estabelecido. O contrato de concessão será de 30 anos, não prorrogável.

O trecho leiloado compreende 1.537 quilômetros de linha férrea entre Estrela D’Oeste, em São Paulo e Porto Nacional, no Tocantins.

A Ferrovia Norte-Sul começou a ser construída em 1987, projetada para ser a espinha dorsal do sistema ferroviário brasileiro e integrar de forma estratégica o território nacional.

Com assinatura do contrato de concessão dos tramos central e sul a operação dessa malha será decisiva para o futuro da infraestrutura do País, garantindo ciclos virtuosos de desenvolvimento econômico, gerando empregos e ajudando a reduzir o Custo Brasil.

A nova operação

Além de Anápolis, onde funciona o Porto Seco Centro-Oeste, haverá terminais da Rumo nas regiões das cidades goianas de São Simão e Uruaçu, e um grande complexo de terminais no sudoeste do Estado de Goiás.

No Tocantins, as operações em Porto Nacional, onde já existe um terminal, passarão a integrar o corredor Norte-Sul.

A Rumo tem planos para que trens da Brado, sua subsidiária especializada na logística multimodal de carga em contêineres, estejam rodando até o final de 2019, no trecho da Norte-Sul entre Anápolis e Porto Nacional.

O objetivo dessa operação inaugural é atender os polos de produção agrícola e industrial das regiões Centro-Oeste e Norte do País. Nela, serão utilizados os modernos vagões double-stack, que podem carregar até três contêineres (um de 40 pés e dois de 20 pés) empilhados em dois níveis.

Em paralelo, diversas obras de infraestrutura ferroviária serão executadas entre Ouro Verde de Goiás e Estrela D’Oeste, onde a Norte-Sul se conecta à Malha Paulista. Também sob concessão da Rumo, essa via férrea dá acesso ao Porto de Santos, o mais importante do Brasil. A conexão entre as duas malhas deve ocorrer até 2021, viabilizando dois fluxos importantíssimos.

De um lado, leva-se carga geral e industrializada do Terminal de Sumaré – para onde é levada a produção da indústria da grande São Paulo, região metropolitana de Campinas, São José dos Campos e demais polos industriais do estado de São Paulo – para grandes centros consumidores, como Goiânia, Brasília, Palmas e Imperatriz. Por outro, será escoado um volume significativo de grãos de Tocantins, Goiás e do leste do estado de Mato Grosso, para exportação a partir de Santos.

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres, a demanda potencial prevista pelos trilhos da Norte-Sul para o ano que vem é de 1,7 milhão de toneladas. Até 2055, esse número deve chegar a quase 23 milhões de toneladas anuais.

Sinergia com a Malha Paulista

Esse vai e vem, que atenderá as exportações e o mercado interno, significa redução de custos para quem produz e para quem consome, e um agronegócio mais competitivo lá fora. Para que esse ciclo se cumpra, é fundamental a aprovação em plenário pelo Tribunal de Contas da União do pedido de renovação antecipada da concessão da Malha Paulista.

A maior parte dos investimentos previstos será feita nos cinco primeiros anos, trazendo um aumento de 150% na capacidade de transporte da Malha Paulista – de 30 milhões de toneladas por ano para 75 milhões de toneladas por ano.

Além desse aumento de capacidade, o plano de negócios da Companhia prevê dezenas de obras para solução de conflitos urbanos e a reativação dos ramais de Panorama e Barretos.

A renovação antecipada permite à concessionária ter garantia de horizonte contratual para amortizar investimentos muito volumosos e intensivos em capital, iniciando-os imediatamente.

É o aumento de capacidade da Malha Paulista que permitirá que os trens da Norte-Sul cheguem ao Porto de Santos e que as cargas de São Paulo cheguem ao centro-oeste. É um dos projetos mais importantes da integração logística do país.

Informações básicas da Ferrovia Norte-Sul

Data do leilão: 28 de março de 2019
Trecho concessionado: 1.537 quilômetros, ligando Porto Nacional a Estrela D’Oeste
Prazo do contrato de concessão: 30 anos, não prorrogável
Valor da proposta econômica da Companhia: R$ 2,7 bilhões
Ágio em relação ao valor mínimo fixado: 100,92%
Previsão para início das operações: até o final de 2019, com contêineres da Brado rodando entre Anápolis e Porto Nacional; operação completa prevista para 2021, após a conclusão das obras entre Ouro Verde de Goiás e Estrela D’Oeste.
Primeiros terminais previstos: Porto Nacional, Anápolis, região de São Simão, região de Uruaçu e um grande complexo de Terminais no sudoeste de Goiás.
Demanda potencial divulgada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres: 1,7 milhão de toneladas para 2020; 22,73 milhões de toneladas até 2055.

Ferrovia Norte-Sul

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