Maio Amarelo: pesquisas mostram que utilização e manutenção das lâmpadas veiculares reduzem drasticamente os acidentes

Pesquisas mostram que utilização e manutenção das lâmpadas veiculares reduzem drasticamente os acidentes; OSRAM traz inovação para aumentar a visibilidade dos condutores

60
Lâmpadas veiculares
Imagem de tookapic por Pixabay

O movimento Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.

O mês foi escolhido pela Organização das Nações Unidas, que em maio de 2011 decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, por esse motivo, tornou-se uma referência mundial para balanço das ações que o mundo inteiro realiza. A cor amarela foi escolhida porque, no trânsito, significa atenção, sinalização e advertência.

Indicadores mostram que grande parte dos acidentes de trânsito ocorre pela falta de visibilidade a longa e média distância dos veículos. O uso de farol baixo ligado colabora para aumentar a visibilidade do veículo em mais de três quilômetros, além de contribuir em 69 % na redução da gravidade nos acidentes, por facilitar frenagem e manobras com mais antecipação.

Números como esses comprovam a importância para a segurança de se utilizar dos faróis ligados durante todo o tempo em que se está dentro do carro.

Utilizar produtos originais de fábrica são importantes para evitar o ofuscamento do motorista que transita em sentido oposto, que tem a sensação de cegueira momentânea devido a contração e dilatação das pupilas. Um motorista em um veículo a 100 km/h e tem a visão ofuscada percorre 60 metros sem enxergar direito.

Com a segurança não se deve brincar. As lentes dos faróis são assimétricas de forma a espalhar a luz mais para a direita e evitar o ofuscamento de quem vem no sentido contrário.

As inovações deste setor nos últimos anos são soluções que ampliam a visibilidade dos motoristas. Com este intuito, a OSRAM, multinacional alemã e líder global de alta tecnologia do segmento, lança em 2019 as lâmpadas para farol LED COOL BLUE INTENSE, que oferecem excelente projeção de luz sem ofuscar a visão dos condutores, além de apresentarem temperatura de cor de 6000K, luz branca que proporciona ao veículo design moderno.

O produto ainda possui uma vida útil muito superior à das lâmpadas halógenas, que é garantida devido ao cooler de resfriamento que as lâmpadas possuem e que proporcionam melhor desempenho.

“Esta é a solução ideal para combinar a cor dos faróis de neblina e farol principal (luz baixa e alta) com o DRL (farol diurno), proporcionando segurança em qualquer momento do dia, além de um visual muito mais moderno”, destaca Ricardo Leptich, CEO da OSRAM.

Para melhor segurança, a recomendação é de que sempre seja verificada se todas as lâmpadas do veículo estão funcionando perfeitamente e quando necessária a troca de uma de uma delas é importante lembrar que existem muitos tipos de lâmpadas em nosso mercado, e que nem todas elas possuem qualidade, proteção UV (sem esta proteção, os faróis do veículo podem ser danificados e a longo prazo, pode ser necessário efetuar a troca dos mesmos) e nos casos dos faróis, projeção de luz sem ofuscamento, já que isso pode atrapalhar o condutor ou até mesmo causar acidentes.

Outro ponto importante é a troca de lâmpadas em pares, uma vez que o tempo de vida útil delas é o mesmo, se uma queimou é muito provável que a outra queime em seguida, além de haver um forte diferença entre o brilho emitido pelas lâmpadas recém instaladas em comparação com a luz gerada pelas antigas, o que também pode ter impacto na visibilidade e segurança do condutor.

Para quem ainda prefere as lâmpadas halógenas, que continuam sendo as mais utilizadas na indústria automobilística, a OSRAM ainda possui produtos da linha original de fábrica e outros que proporcionam maior durabilidade, projeção e visual mais moderno. Todas elas com a garantia de qualidade da OSRAM e dentro dos padrões exigidos.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here