“No trânsito, o sentido é a vida” é o tema da campanha Maio Amarelo 2019

258
maio amarelo 2019 campanha
Imagem ilustrativa
Publicidade

A redução dos acidentes de trânsito é a temática da sexta edição da campanha Maio Amarelo com o lema “No trânsito, o sentido é a vida”, que busca alertar e mostrar às pessoas a dimensão que os acidentes de trânsito têm no mundo todo.

maio amarelo 2019Por intermédio das peças publicitárias protagonizadas por crianças, sob a assinatura “#MeOuça”, a campanha busca incentivar os adultos a ouvirem os conselhos dos mais jovens e a refletirem sobre o comportamento nas vias.

A sexta edição do Movimento Maio Amarelo propõe o envolvimento direto da sociedade nas ações e uma reflexão sobre uma nova forma de encarar a mobilidade urbana. Trata-se de um estímulo a todos os condutores, seja de caminhões, ônibus, vans, automóveis, motocicletas ou bicicletas, e aos pedestres e passageiros, a optarem por um trânsito mais seguro.

De acordo com o Observatório Nacional de Segurança, os acidentes não acontecem, mas sim são frutos de escolhas inadequadas e arriscadas. Para José Aurélio Ramalho, diretor-presidente do Observatório Nacional de Segurança, 90% dos acidentes têm como motivação as falhas humanas como imperícia, imprudência e desatenção. “Somos os responsáveis pelos nossos atos no trânsito e ter consciência clara disso é um dos caminhos para a reversão do triste cenário não só do Brasil, mas de todo o mundo”, reforça.

Por que Maio Amarelo?

Em maio de 2011, a Organização das Nações Unidas decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito, com base em um estudo da Organização Mundial da Saúde, que contabilizou, em 2009, cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente em 178 países. Por isso, o mês de maio se tornou referência mundial para as ações que visam reduzir o número de vítimas no trânsito.

O amarelo simboliza atenção e também a sinalização de advertência no trânsito. Desta forma, o Maio Amarelo tem como objetivo chamar a atenção de motoristas, passageiros, pedestres e ciclistas sobre os impactos sociais, emocionais e econômicos, resultados dos acidentes de trânsito, para assim mudar atitudes.

No Brasil, o Movimento Maio Amarelo ganhou forma a partir de 2014 e conta com a participação de órgãos públicos, empresas privadas e membros da sociedade civil pela redução de acidentes nas vias do país que, segundo a Organização Mundial da Saúde, é o quarto em número de mortes por acidente de trânsito no mundo.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here