24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Fundação Volkswagen e Detran SP assinam parceria em educação para o trânsito

No dia 6 de maio, o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo realizou, em sua sede na capital paulista, o Evento Global de Segurança no Trânsito, como parte da Road Safety Week. Na ocasião, foi assinada parceria com a Fundação Volkswagen, voltada à educação para o trânsito e a mobilidade.

A Road Safety Week faz parte de um esforço internacional da Organização das Nações Unidas para aumentar a conscientização sobre segurança viária.

O evento teve início com uma mesa, que reuniu autoridades e membros de organizações da sociedade civil. Em sua fala de abertura, o Diretor-Presidente do Departamento, Paulo Roberto Falcão, destacou a importância de iniciativas educacionais voltadas à prevenção de acidentes: “O trânsito é responsável, todos os anos, por milhares de mortes ao redor do mundo. Para torná-lo mais seguro e amigável, precisamos investir em educação”, afirmou.

Participaram da mesa outros representantes do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, além do Comando do Corpo de Bombeiros, Fundação Mapfre, Fundação Volkswagen e Organização não Governamental Criança Segura.

Durante a solenidade, a Fundação Volkswagen anunciou uma parceria com o Departamento Estadual de Trânsito: “A mobilidade urbana é uma das causas abraçadas pela Fundação. Em 2019, lançamos o Cidadania em Movimento, para a formação de gestores e servidores públicos, educadores e alunos em temas como segurança viária, planejamento urbano e sustentabilidade nos transportes. Com o acordo que celebramos hoje, estamos trazendo esse programa para o Detran. Esperamos que seja o início de uma sólida parceria”, comemorou Vitor Hugo Neia, um dos representantes da Fundação no evento.

Assinatura do acordo
Assinatura do acordo entre a Fundação Volkswagen e o Detran SP. Da esquerda: Luiz Paulo Brasizza (Diretor de Finanças da Fundação Volkswagen), Paulo Falcão (Diretor-Presidente do Detran SP) e Fernando Poch (Diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran SP) (Foto: Fundação Volkswagen)

Na sequência, Luiz Paulo Brasizza – Diretor de Finanças da Fundação Volkswagen – formalizou a assinatura do convênio. O acordo prevê a realização de palestras e workshops ao longo do ano. Serão beneficiados, além de servidores, professores e estudantes do Ensino Médio. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil é o quinto país recordista em mortes no trânsito e os jovens estão entre os mais atingidos por essa realidade.

Além do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, o Cidadania em Movimento também acontece em parceria com o Centro Paula Souza. Nos próximos dias, será anunciada a adesão de outros órgãos públicos ao programa da Fundação Volkswagen. Acesse a página da iniciativa e saiba mais.

Mobilidade: repensar a cidade

Mobilidade repensar a cidade
Eduardo Biavati durante a palestra “Mobilidade: repensar a cidade”, iniciativa da Fundação Volkswagen (Foto: Fundação Volkswagen)

Ainda durante o Evento Global de Segurança no Trânsito, foi realizada a primeira iniciativa prevista no acordo entre a Fundação Volkswagen e o Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo.

Por ocasião do Maio Amarelo, Eduardo Biavati – Mestre em Sociologia, escritor e consultor internacional em educação e segurança no trânsito – realizou a palestra “Mobilidade: repensar a cidade”.

Entre as questões abordadas, o especialista destacou os principais estudos, estatísticas e fatores de risco relacionados aos acidentes de trânsito no Brasil. Além do público presente, a palestra teve transmissão simultânea nas redes sociais do Governo do Estado de São Paulo, Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, Movimento Paulista de Segurança no Trânsito e Agência de Transporte do Estado de São Paulo , alcançando mais de 2,6 mil visualizações.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS