Youse promove ação #ModoRua em apoio ao movimento Maio Amarelo

A iniciativa busca chamar a atenção para a necessidade de mudança de comportamento das pessoas na cidade

120
Youse maio amarelo
Imagem de Jim Semonik por Pixabay

A Youse, plataforma de venda de seguros online da Caixa Seguradora, lança ação #ModoRua em apoio ao movimento Maio Amarelo, mês de prevenção a acidentes de trânsito.

Com o principal objetivo de incentivar a mudança de comportamento de pedestres, motoristas e usuários de diferentes modais, o movimento incentiva que ao sair de casa, as pessoas saiam do modo automático e deixem de realizar pequenas atitudes desatentas, que no dia-a-dia podem gerar desajustes à mobilidade urbana.

De acordo com levantamento feito pelo Infosiga (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), 94% dos acidentes com veículos são causados por falhas humanas ao volante e 55% dos acidentes com pedestres e usuários de novos modais são resultados da falta de atenção.

“Em um cenário urbano no qual novos modais estão ganhando as ruas, a atenção e colaboração de todos ganha papel fundamental para uma boa mobilidade urbana. A ação #ModoRua surge no mês de maio a fim de consolidar o nosso propósito no tema e levantar uma discussão ainda mais ampla sobre comportamento social”, diz Fernanda Kohlmann, especialista de branding da Youse.

Para dar início às ações, a partir do dia 2 de maio, estará disponível nas redes sociais da Youse, o teaser da ação #ModoRua. O filme faz relação ao “Anúncio de Bordo” realizado pelas companhias aéreas com os procedimentos de segurança durante o vôo, que pede ao passageiro para ativar o modo avião de seus telefones e prestar atenção a outros orientações de segurança.

A ideia é associar a imagem de uma comissária à voz da consciência, responsável em alertar o motorista, pedestre ou usuário de diferentes modais a ativar o #ModoRua ao sair de casa.

“O conceito da campanha é um chamado para sair do automático na rua, deixando para trás a desatenção, como, por exemplo, atravessar a via sem olhar ou usar fones de ouvido enquanto pedala. Estas e outras pequenas atitudes nos colocam em situação de risco, aumentando a possibilidade de acidentes no trânsito. Tudo isso pode mudar com o #ModoRua ativado”, diz Ivon Neto, diretor de Arte Digital da Agência Ana.

Outro desdobramento do movimento será o site Modo Rua que entra no ar em 8 de maio com conteúdos elaborados pelo time de ContentLab da Youse sobre o tema mobilidade urbana. O hotsite será um hub de conteúdo com vídeos e outras ações que serão implementadas ao longo do mês de maio.

“Muito mais que oferecer o modal, o nosso propósito é empoderar as pessoas com informação capaz de educar, transformando os participantes em replicadores do movimento por uma cidade melhor e uma mobilidade mais consciente. O #ModoRua é uma evolução das iniciativas que Youse vem criando ao longo dos últimos dois anos”, diz Fernanda.

Histórico de ações

2017

Em parceria com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria de Mobilidade e Transportes, da Companhia de Engenharia de Tráfego e da São Paulo Transportes, a Youse promoveu a campanha “Novos Tempos, Outros Meios” na Semana da Mobilidade. A ideia era convidar o cidadão a pensar em sua cidade, no espaço urbano, nas distâncias entre os deslocamentos e os meios de melhorá-los.

2018

A Youse criou #AHoraDaMobilidade, um movimento que teve como objetivo estimular as empresas a flexibilizar o horário de chegada e saída dos colaboradores, com o propósito de oferecer mais liberdade para que pudessem testar novos meios de transporte na cidade.

A Youse já adota em sua estrutura, a flexibilidade de horário para que seus profissionais possam adequar a jornada de trabalho com liberdade e autonomia, além de disponibilizar bikes para os que preferem utilizar o modal como meio de transporte.

Em apoio ao movimento liderado pela Youse, 30 outras empresas aderiram a ação durante todo o mês de setembro. E para finalizar o mês, a Youse promoveu uma live em parceria com Quentin Lamour, do Instituto da A Cidade Precisa de Você, Leonardo Martins, da Cabify, e a Myriam Tschiptschin, do Centro de Tecnologia de Edificações sobre mobilidade urbana.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here