Estações do MetrôRio passam a aceitar pagamento por aproximação

Pagamento será aceito em todas as 41 estações das linhas 1, 2 e 4. cobrança da tarifa será debitada diretamente na fatura do cartão de crédito.

92
MetrôRio agora aceita pagamento por aproximação
Foto: Divulgação

Aqui no Mobilidade Sampa eu sempre procuro compartilhar informações que envolvam o transporte público aqui de São Paulo e Região Metropolitana, no começo do site quando eu não sabia ao certo qual público atingir, eu cheguei a compartilhar algumas informações sobre o transporte público de outras cidades, como por exemplo do Metrô do Rio de Janeiro, mas como o ritmo de informações era tão frenético, eu não consegui dar continuidade.

Porém agora no final deste mês de abril, uma notícia me chamou muito a atenção, justamente sobre o Metrô da capital carioca, que achei interessante compartilhar aqui, tanto que a novidade poderá um dia se expandir aqui pra São Paulo e outras cidades. Mas do que se trata? A concessionária MetrôRio começou a aceitar o pagamento de passagens por meio de cartão de crédito, celular, pulseira e relógio com a tecnologia NFC (Near Field Communication). Eu vou contar mais sobre esta novidade.

Pagamento por aproximação
Foto: Divulgação

Esta facilidade para os passageiros já está valendo desde o dia 29 de abril nas 41 estações do MetrôRio, nas linhas 1, 2 e 4. A iniciativa foi desenvolvida pela Visa e pelo MetrôRio, com a parceria do Bradesco, do Banco do Brasil e da Cielo, proporcionando mais agilidade aos passageiros de qualquer emissor que possuem dispositivos móveis por aproximação.

Com a nova forma de pagamento, o passageiro não vai mais precisar comprar ou recarregar um bilhete específico do metrô. Basta ir a um dos validadores sinalizados nas catracas para o uso da nova tecnologia e aproximar o cartão de crédito pessoal ou o dispositivo móvel com a tecnologia NFC. A novidade vai permitir economia de tempo para o passageiro e maior rapidez para embarcar.

A cobrança da passagem será debitada diretamente na fatura, sem custo adicional ou taxas, ao final de cada dia de uso. Em um primeiro momento, somente os cartões de crédito da Visa estarão habilitados para utilização.

O próximo passo será habilitar os cartões de débito e pré-pago para utilização. Os passageiros também podem usar seu cartão Visa em carteiras digitais como Apple Pay e Samsung Pay para conseguirem realizar o pagamento por aproximação.

O MetrôRio será a primeira operadora no mundo a usar a nova solução global Visa Secure Access Module, que permite a aceitação de qualquer cartão, celular ou dispositivo com a tecnologia de pagamento por aproximação, sem a necessidade de trocar sua atual infraestrutura de validadores.

Esta solução, em teste desde o ano passado, foi desenvolvida em parceria com Planeta Informática, Ingenico Group e Digicon. A Cielo é a adquirente parceira na implementação do projeto nas catracas do Metrô do Rio de Janeiro.

Os passageiros ainda poderão adquirir, em breve, cartões por aproximação na estação Central do Metrô em caixas automáticos da Saque e Pague. Os plásticos, emitidos pela BPP, serão pré-pagos, aceitos em qualquer estabelecimento Visa e podem ser recarregados.

Relógio por aproximação
Foto: Divulgação

Na segunda-feira, dia 29 de abril, quando aconteceu o anúncio oficial da novidade, os representantes do MetrôRio, do Bradesco, do Banco do Brasil, da Cielo, da Visa participaram de uma coletiva de imprensa on-line, da qual eu recebi o convite para assistir e abaixo eu coloquei as principais declarações:

  • A novidade pode ser expandida para outras cidades do Brasil e do mundo, não somente para o transporte sobre trilhos, mas também para outros modais de transporte como ônibus, barcas, VLT, BRT, entre outros.
  • Os outros meios de pagamento continuam sendo válidos no MetrôRio como os cartões do MetrôRio (Giro e Unitário) e RioCard.
  • Além dos moradores do Rio de Janeiro serem beneficiados com esta novidade, os turistas que visitam a cidade também serão beneficiados.
  • Esta novidade de pagamento por aproximação é uma mudança de paradigma de comportamento, uma novidade que veio para ficar, a tecnologia foi homologada mundialmente.
  • A novidade está habilitada para outras bandeiras como Elo, American Express, Mastercard, que tenham interesse em aderir ao projeto.
  • Outras empresas no Brasil, não somente as que operam transporte público, já demonstraram interesse em aderir ao projeto.
  • Os dados da transação estão seguros, o passageiro terá a garantia de ser uma transação 100% segura, sem vazamento de dados, através da solução global Visa Secure Access Module.

Eu achei essa tecnologia muito inovadora, o passageiro pagar a passagem do Metrô utilizando o seu cartão de crédito diretamente na catraca, isso é genial! Só de evitar pegar filas nas bilheterias facilita bastante. O objetivo dos bancos daqui pra frente será transformar os cartões em métodos de pagamento por aproximação.

E você? O que achou da novidade? Será que vai demorar muito para chegar aqui em São Paulo e em outras cidades? Me conte abaixo nos comentários. Em breve, eu posso voltar contando as novidades sobre o transporte público de outras cidades do Brasil. Até mais! 🙂

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here