18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

“Bondes Elétricos em São Paulo” é tema de exposição na Linha 4-Amarela

A Fundação Energia e Saneamento, em parceria com a concessionária ViaQuatro, lança no dia 1º de maio a exposição “Bondes Elétricos em São Paulo” na Estação Paulista da Linha 4-Amarela de metrô.

Serão 20 painéis com imagens da implementação da rede de bondes elétricos na capital paulista, destacando o início da companhia Light que, em 1899, consolidou-se na geração, distribuição e comercialização da eletricidade no Estado de São Paulo.

A mostra traz imagens raras registradas por Guilherme Gaensly, fotógrafo e imigrante suíço responsável pelas fotos da cidade de São Paulo no início do século XX, período em que a capital paulista iniciou seu grande crescimento econômico e populacional.

Os passageiros da Linha 4-Amarela poderão conferir a dinâmica da cidade e o comportamento do público quando chegou, por exemplo, o primeiro bonde elétrico da Light na Alameda Barão de Limeira.

Também será possível observar a inauguração de linhas de bondes, como a do “Bom Retiro” e “Penha”, além da circulação de bondes elétricos em frente ao Edifício Alexandre Mackenzie, onde funcionava o escritório central da Light, atualmente o Shopping Light, localizado no centro de São Paulo.

“Trazer para a população, por meio de uma exposição, os impactos dos 120 anos da energia na Capital Paulista é essencial para o cidadão reconhecer a evolução de um período tão relevante no desenvolvimento urbano e social, e que, inclusive, reflete nos dias de hoje. Em conjunto com a ViaQuatro oferecemos uma mostra que celebra um marco extremamente importante, e que faz parte de uma das grandes conquistas do setor elétrico”, afirma Rita Martins, diretora da Fundação Energia e Saneamento.

Após o período de exposição na Estação Paulista, de 1º a 20 de maio, a mostra segue para a Estação Oscar Freire, de 3 a 28 de junho, e finaliza na Estação Faria Lima, de 1º a 31 de julho.

Acervo Fundação Energia e Saneamento

Todas as fotos da exposição “Bondes Elétricos em São Paulo” foram registradas pelo fotógrafo Guilherme Gaensly. Suas fotos icônicas fazem parte do Acervo da Fundação Energia e Saneamento, que atualmente conta com mais de 260 mil itens e há 20 anos protege o patrimônio histórico dos setores de energia e de saneamento ambiental.

O fotógrafo registrou inúmeras imagens durante o período que trabalhou na empresa São Paulo Light & Power (de 1899 a 1925), sendo contratado para documentar as atividades da companhia de energia.

Desse período, datam imagens da instalação de infraestrutura de geração de energia, como a construção de usinas, além do estabelecimento do transporte coletivo a bonde. Atualmente, a Fundação Energia e Saneamento dispõe do maior acervo conhecido de Gaensly!

Serviço – “Bondes elétricos em São Paulo”

Mostra itinerante na Linha 4-Amarela de metrô

Gratuito

Locais e datas:

  • 1º a 20 de maio de 2019 na Estação Paulista;
  • 3 a 28 de junho de 2019 na Estação Oscar Freire;
  • 1º a 31 de julho de 2019 na Estação Faria Lima.

Leia também

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS