24.3 C
São Paulo
segunda-feira, março 18, 2024

Novas medidas para melhorar fluxo de veículos no acesso ao Aeroporto de Congonhas são anunciadas

A Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, iniciará na sexta-feira, dia 15 de março, um projeto piloto para melhorar as áreas de embarque e desembarque de táxis, carros de passeio e aplicativos no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul.

Táxis de todas as categorias passarão a atender no piso superior os passageiros que deixam o aeroporto. Quem estiver chegando de táxi ao aeroporto também terá de acessar o piso superior, em frente à área de check-in das companhias aéreas. Somente neste local, carros particulares e de aplicativos também farão o desembarque de passageiros.

O piso inferior será destinado a todos os carros particulares e de aplicativos que chegam ao aeroporto sem passageiros. Neste local, serão feitos os embarques de quem está saindo das aeronaves e não utilizará o serviço de táxi.

Apenas cinco vagas de táxi – duas da categoria comum, duas da vermelho e branca e uma da acessível – permanecerão no piso inferior. Veículos de fretamento continuarão usando apenas o piso inferior.

Com a mudança, o número de vagas oficiais para estacionamento de táxis no Aeroporto de Congonhas vai aumentar das atuais 50 vagas para 96 vagas. Táxis acessíveis também terão um ponto mais próximo à área de embarque, nos arredores do Portão 1, assim como os táxis híbridos, menos poluentes.

Os táxis acessíveis que estejam nas vagas especiais só poderão pegar passageiros comuns se já houver outro veículo do mesmo tipo aguardando na fila. Isso garantirá a prioridade de atendimento para os passageiros com deficiência.

As alterações, realizadas em conjunto com o Departamento de Transportes Públicos e com a Companhia de Engenharia de Tráfego, procuram tornar mais organizado o embarque e desembarque de passageiros, melhorar o fluxo de veículos nas vias de acesso ao aeroporto e as condições de trânsito na região.

Operação embarque e desembarque

Em 23 de agosto de 2018, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, a Companhia de Engenharia de Tráfego e o Departamento de Transportes Públicos deram início a uma operação especial no Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul.

A ação permanente passou a contar com um reforço de agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego, que aumentou de quatro agentes para dez agentes por turno. Esses agentes se unem aos fiscais do Departamento de Transportes Públicos que já atuam no local fiscalizando a operação de táxis, aplicativos e fretamentos.

A fiscalização age de forma permanente para coibir estacionamentos irregulares e paradas em fila dupla, além de operar na fluidez dos carros no local, evitando congestionamentos nas vias adjacentes ao aeroporto.

congonhas regras

congonhas novas regras

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS