Na noite deste domingo, dia 10 de março, e madrugada desta segunda-feira, dia 11 de março, a capital paulista e a Região Metropolitana foram atingidas por fortes chuvas e consequentemente muitos pontos de alagamentos se formaram em várias regiões, o que incluiu a Linha 10-Turquesa da CPTM.
Tudo começou por volta das 20h50 de domingo quando os trens começaram a circular com intervalos maiores entre as estações São Caetano do Sul e Prefeito Saladino. Meia hora depois, a CPTM já anunciava que a circulação de trens estava interrompida entre as estações São Caetano do Sul e Santo André.
Um pouco depois das 22h, com as chuvas ficando mais fortes no trecho da Linha 10-Turquesa tanto que passa por São Paulo quanto que passa pelas cidades do ABC Paulista, a CPTM anunciava que a circulação de trens em toda a linha estava totalmente paralisada.
Na Estação Santo André, os trilhos e as ruas ao redor da estação ficaram completamente alagados, a passagem subterrânea também ficou completamente alagada, os quiosques de vendedores no terminal de ônibus foram atingidos e a cena que se via era um amontoado de muito lixo “boiando”.
Na Estação Tamanduateí, os trilhos e as ruas ao redor da estação ficaram alagados, era impossível alguém transitar, por causa disso muitos passageiros que moram no ABC “dormiram” na estação, já que ficaram ilhados.
@CBNoficial @g1 @g1saopaulo @Estadao região do Ipiranga no início na manhã desta segunda feira (11/03) pic.twitter.com/WaFDugC6CX
— Felipe Falarara ⓟ (@felipefalas) 11 de março de 2019
Nas estações Ipiranga, Mauá e Utinga, a situação não era muito diferente das estações Santo André e Tamanduateí. A passagem subterrânea na Estação Mauá virou uma verdadeira “cachoeira” de água invadindo o local. Na Estação Utinga, o terminal de ônibus ao lado da estação também ficou alagado.
A segunda-feira amanheceu e a circulação de trens da Linha 10-Turquesa permaneceu totalmente paralisada. Na frente das estações, muitos passageiros aguardavam se a operação da linha seria restabelecida, porém no período da manhã e da tarde isso não aconteceu.
O gerente de relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior, foi entrevistado pela Ana Paula Rodrigues da Rádio Trânsito por volta das 9h15 e comunicou que “a linha 10-Turquesa deve permanecer fechada hoje, até o fim do dia não temos condições de circular com os trens, os trilhos estão alagados em boa parte da linha, entrou água no sistema de energia e sinalização, as cabines foram afetadas pela água. Até a água baixar e testarmos os equipamentos novamente, ainda não sabemos as condições deles, primeiro precisamos testar os equipamentos”.
“Sobre a operação dos ônibus gratuitos do sistema Paese, pedimos pra EMTU, mas o problema é que as vias na região das estações estão alagadas em muitos locais, é uma situação complexa. Pedimos aos passageiros que evitem se deslocar até a estação e adiem sua viagem para amanhã”, completou o gerente.
Por volta de 19h10 a circulação de trens foi totalmente restabelecida na Linha 10-Turquesa, entretanto com redução de velocidade e maior tempo de parada e assim permaneceu até o final da operação. Ainda não há previsão quando a circulação de trens será totalmente normalizada.
E santo André tá como? pic.twitter.com/El2TgYaHvt
— Bruna Boin (@buu_mbastic) 11 de março de 2019
Declaração de Ocorrências
Para quem precisar da Declaração de Ocorrências, para justificar falta ou atraso, no trabalho, na escola ou faculdade, pode acessá-la a declaração no site da CPTM. Para facilitar o acesso, fizemos o upload da declaração no Google Drive, você pode baixar aqui o arquivo em PDF.
Linha 10-Turquesa
A situação em tempo real das linhas da CPTM, incluindo a Linha 10-Turquesa, pode ser acompanhada na plataforma Direto dos Trens, através do site, aplicativo (disponível para Android), Twitter ou Telegram.
Mobilidade Sampa
Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?
Então curta nossa página no Facebook.
Siga o @mobilidadesampa no Twitter.
Siga o @mobilidadesampa no Instagram.