Alagamento interrompe circulação de trens da Linha 10-Turquesa

283
Estação Mauá Linha 10-Turquesa alagamento
Passageiros na entrada principal da Estação Mauá da Linha 10-Turquesa (Foto: Rafael Cabral)
Publicidade

Na noite deste domingo, dia 10 de março, e madrugada desta segunda-feira, dia 11 de março, a capital paulista e a Região Metropolitana foram atingidas por fortes chuvas e consequentemente muitos pontos de alagamentos se formaram em várias regiões, o que incluiu a Linha 10-Turquesa da CPTM.

Tudo começou por volta das 20h50 de domingo quando os trens começaram a circular com intervalos maiores entre as estações São Caetano do Sul e Prefeito Saladino. Meia hora depois, a CPTM já anunciava que a circulação de trens estava interrompida entre as estações São Caetano do Sul e Santo André.

Um pouco depois das 22h, com as chuvas ficando mais fortes no trecho da Linha 10-Turquesa tanto que passa por São Paulo quanto que passa pelas cidades do ABC Paulista, a CPTM anunciava que a circulação de trens em toda a linha estava totalmente paralisada.

Na Estação Santo André, os trilhos e as ruas ao redor da estação ficaram completamente alagados, a passagem subterrânea também ficou completamente alagada, os quiosques de vendedores no terminal de ônibus foram atingidos e a cena que se via era um amontoado de muito lixo “boiando”.

Na Estação Tamanduateí, os trilhos e as ruas ao redor da estação ficaram alagados, era impossível alguém transitar, por causa disso muitos passageiros que moram no ABC “dormiram” na estação, já que ficaram ilhados.

Nas estações Ipiranga, Mauá e Utinga, a situação não era muito diferente das estações Santo André e Tamanduateí. A passagem subterrânea na Estação Mauá virou uma verdadeira “cachoeira” de água invadindo o local. Na Estação Utinga, o terminal de ônibus ao lado da estação também ficou alagado.

A segunda-feira amanheceu e a circulação de trens da Linha 10-Turquesa permaneceu totalmente paralisada. Na frente das estações, muitos passageiros aguardavam se a operação da linha seria restabelecida, porém no período da manhã e da tarde isso não aconteceu.

O gerente de relacionamento da CPTM, Sérgio de Carvalho Júnior, foi entrevistado pela Ana Paula Rodrigues da Rádio Trânsito por volta das 9h15 e comunicou que “a linha 10-Turquesa deve permanecer fechada hoje, até o fim do dia não temos condições de circular com os trens, os trilhos estão alagados em boa parte da linha, entrou água no sistema de energia e sinalização, as cabines foram afetadas pela água. Até a água baixar e testarmos os equipamentos novamente, ainda não sabemos as condições deles, primeiro precisamos testar os equipamentos”.

“Sobre a operação dos ônibus gratuitos do sistema Paese, pedimos pra EMTU, mas o problema é que as vias na região das estações estão alagadas em muitos locais, é uma situação complexa. Pedimos aos passageiros que evitem se deslocar até a estação e adiem sua viagem para amanhã”, completou o gerente.

Por volta de 19h10 a circulação de trens foi totalmente restabelecida na Linha 10-Turquesa, entretanto com redução de velocidade e maior tempo de parada e assim permaneceu até o final da operação. Ainda não há previsão quando a circulação de trens será totalmente normalizada.

Declaração de Ocorrências

Para quem precisar da Declaração de Ocorrências, para justificar falta ou atraso, no trabalho, na escola ou faculdade, pode acessá-la a declaração no site da CPTM. Para facilitar o acesso, fizemos o upload da declaração no Google Drive, você pode baixar aqui o arquivo em PDF.

Linha 10-Turquesa

A situação em tempo real das linhas da CPTM, incluindo a Linha 10-Turquesa, pode ser acompanhada na plataforma Direto dos Trens, através do site, aplicativo (disponível para Android), Twitter ou Telegram.

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Siga o @mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here