Problema em equipamento de via causa atrasos na Linha 15-Prata

54
Plataforma Estação Vila Prudente União Linha 15-Prata
Plataforma da Estação Vila União (Foto: Eduardo Silva)

Na tarde e noite desta segunda-feira, dia 28 de janeiro e manhã desta terça-feira, dia 29 de janeiro, os trens da Linha 15-Prata de monotrilho circularam com redução de velocidade e maior tempo de parada entre as estações Vila União e Vila Prudente, em razão de problema em um equipamento de via na região da Estação Vila União.

O problema começou por volta de 15h57 desta segunda-feira, dia 28 de janeiro e por necessidade operacional os passageiros foram orientados pelo Metrô a trocar de trem na Estação São Lucas, para seguir viagem nos dois sentidos da linha e assim prosseguiu até o final da operação.

De acordo com uma reportagem veiculada pela TV Globo, o problema foi causado por parte das peças de um equipamento de via que caíram da ponte elevatória na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello, na região da Estação Vila União, por onde os trens passam. Este equipamento é chamado de “terceiro trilho”. A energia elétrica que “alimenta” os trens passa por este equipamento.

peças do equipamento
Imagem cedida ao Rede Noticiando onde mostra algumas peças do equipamento que caíram na avenida

Ainda de acordo com a reportagem da TV Globo, as peças foram encontradas por passageiros e entregues aos funcionários do Metrô. Não há informações sobre pedestres ou veículos que tenham sido atingidos por parte das peças do equipamento de via que caíram na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello por onde passam os trens.

equipamento soltou
Imagem cedida ao Rede Noticiando que mostra o “terceiro trilho”

No momento do problema com parte do equipamento de via, a composição M25 sofreu alguns danos e precisou ser rebocada até o Pátio Oratório. Todos os pneus guia localizados no lado direito do trem foram danificados, além de outros danos na parte frontal do trem.

imagem da composição
Trem M25 danificado após problema em equipamento de via (Foto cedida ao Rede Noticiando)

Um grande número de funcionários foi deslocado para realizar os reparos necessários no “terceiro trilho”, os trabalhos seguiram durante a madrugada desta terça-feira, dia 29 de janeiro e a operação desta terça-feira iniciou com um trem operando por via única. Somente por volta das 8h15 os trabalhos foram finalizados e a circulação dos trens em toda extensão da Linha 15-Prata foi normalizada.

Confira o vídeo que circula nas redes sociais onde mostra o equipamento de via na região da Estação Vila União:

O Metrô de São Paulo confirmou ao Diário do Transporte que as peças do equipamento de via se soltaram, entretanto, disse que não é oficial a informação veiculada pela TV Globo que as peças caíram na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello.

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos divulgou uma nota informando que “o monotrilho possui um sistema que retém quedas de objetos da via, impedindo que atinjam o viário abaixo dos trens”.

A possível queda de peças na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello está sendo apurada pelo Metrô de São Paulo, sem prazo para que o resultado seja divulgado.

Confira a nota da Secretaria dos Transportes Metropolitanos enviada ao Diário do Transporte, na íntegra:

“A circulação dos trens da Linha 15-Prata, no trecho entre as estações São Lucas e Vila União, foi normalizada nesta terça-feira, dia 29 de janeiro, às 8h10, após ocorrência em equipamento de via alimentador de energia.

Equipes de manutenção substituíram a peça – a 15 metros de altura – atividade que se estendeu durante a madrugada e início da manhã de hoje, o que resultou em permanência do Paese e estratégia de circulação em via única, das 6h30 até as 9h.

O monotrilho possui um sistema que retém quedas de objetos da via, impedindo que atinjam o viário abaixo dos trens. O Metrô adota os mais rigorosos protocolos de testes e segurança do sistema de controle da Linha 15-Prata.”

Linha 15-Prata

No dia 12 de janeiro, a Linha 15-Prata teve seu horário de funcionamento ampliado e agora funciona de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite e aos sábados, das 4h40 à 1h da madrugada.

O trecho da Linha 15-Prata na Avenida Professor Luiz Ignácio de Anhaia Mello é atendido pelas estações Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói e Vila União.

As estações Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta e São Mateus na Avenida Sapopemba devem ser inauguradas no segundo semestre deste ano.

Mobilidade Sampa

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here