Quando a expansão da Linha 2-Verde chegará em Guarulhos?

869
retorno do feriado estação brigadeiro linha 2-Verde Finados
Estação Brigadeiro da Linha 2-Verde (Foto: Eduardo Silva)

A Linha 2-Verde foi inaugurada em 1991, a sua expansão foi executada em diversas fases, até chegar no bairro da Vila Prudente em 2010. Atualmente a linha liga o bairro da Vila Madalena ao bairro da Vila Prudente, passando pela Avenida Paulista.

Durante a gestão do ex-governador Geraldo Alckmin foi licitada uma segunda fase onde a linha será expandida até a cidade de Guarulhos com mais 14 km de extensão e 13 estações.

As 13 estações da expansão da Linha 2-Verde serão: Orfanato, Água Rasa, Anália Franco, Vila Formosa, Guilherme Giorgi, Nova Manchester, Aricanduva, Penha (ligação com a Linha 3-Vermelha), Penha de França, Tiquatira (ligação com a Linha 12-Safira), Paulo Freire, Ponte Grande e Dutra (nas proximidades do Shopping Internacional de Guarulhos).

extensão da linha 2-Verde
Mapa de expansão da Linha 2-Verde

Os contratos foram assinados com os consórcios, porém a ordem de serviço foi suspensa por falta de recursos, embora cerca de R$ 1,5 bilhão tenha sido obtido junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.

O motivo alegado para a suspensão foi a crise econômica que reduziu a arrecadação do governo estadual, além da operação Lava Jato, que afetou grandes construtoras como a Mendes Júnior, uma das vencedoras da licitação.

Atualmente a verba do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social foi repassada para a Linha 6-Laranja, restando ao governo estadual sugerir que ela seja retomada como Parceria Público-Privada, possivelmente desmembrada da atual Linha 2-Verde.

Pelo menos as desapropriações foram realizadas em vários trechos, porém os terrenos estão desocupados, como no caso da Estação Orfanato, nas proximidades do cruzamento da Rua do Orfanato com a Rua do Oratório.

Estação Vila Formosa
Estação Vila Formosa na altura do número 1100 da Avenida Eduardo Cotching (Foto: Jornal da Região)

A reportagem do jornal Folha de São Paulo visitou recentemente a região da futura Estação Penha de França, que ficará localizada na Rua Erasmo de Braga, os moradores disseram que os imóveis desapropriados se tornaram abrigo para moradores de rua e usuários de drogas.

Além disso os moradores da região ainda aguardam uma definição da justiça para receber o valor referente a indenização sobre a desapropriação dos seus imóveis.

A expansão da Linha 2-Verde é muito importante, já que ela ajudará a desafogar a Linha 3-Vermelha, oferecendo uma ligação mais eficiente para quem mora na cidade de Guarulhos e em vários bairros da Zona Leste, entre outros benefícios.

MOBILIDADE SAMPA

Quer ficar informado sobre tudo o que acontece na mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana?

Então curta nossa página no Facebook.

Siga o @mobilidadesampa no Twitter.

Use a hashtag #mobilidadesampa no Instagram.

Fique tranquilo. Não enviamos spam, a sua privacidade será respeitada e você poderá sair facilmente quando desejar.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here