Estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo da Linha 5-Lilás devem ser entregues ainda neste mês de setembro

0
2679
santa cruz Linha 5-Lilás
Foto: Anderson Dantas

No último post que eu escrevi no dia 8 de setembro sobre a entrega das estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo da Linha 5-Lilás, eu relatei que o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, declarou durante a inauguração da Estação AACD-Servidor, que as três novas estações seriam entregues até o dia 20 de setembro, porém isto não aconteceu.

Na sexta-feira, dia 21 de setembro, a assessoria de imprensa da Secretaria dos Transportes Metropolitanos enviou uma nota de esclarecimento dizendo que “as empresas contratadas estão concluindo os últimos trabalhos e ainda neste mês as estações Hospital São Paulo, Santa Cruz e Chácara Klabin, da linha 5-Lilás de Metrô, serão entregues à população. A Estação Campo Belo continua prevista para dezembro deste ano”.

As novas estações são aguardadas ansiosamente pelos passageiros, já que a Estação Hospital São Paulo está localizada próxima ao hospital que leva o mesmo nome da estação e ao Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo, agora as estações Santa Cruz e Chácara Klabin irão se conectar com as linhas 1-Azul e 2-Verde do Metrô, sendo que finalmente a Linha 5-Lilás irá se interligar a uma outra linha de metrô.

É importante ressaltar que as três novas estações da Linha 5-Lilás quando forem inauguradas deverão operar em horário reduzido, fora do chamado horário de pico, a Estação AACD-Servidor por exemplo quando foi inaugurada operou por duas semanas das 9h às 16h, a redução de horário é necessária para que todos os equipamentos e sistemas sejam testados e monitorados.

O Rede Noticiando conversou com alguns funcionários que trabalham nas obras das estações, eles informaram que pequenos ajustes estão sendo corrigidos e que atualmente estão trabalhando com a data final de entrega das obras até o dia 26 de setembro. Um outro funcionário informou para o Via Trolebus que as novas estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo podem ser entregues no dia 28 de setembro, porém a data ainda não foi confirmada oficialmente pela Secretaria dos Transportes Metropolitanos.

A Rádio CBN divulgou no dia 20 de setembro no programa CBN São Paulo, o trecho de uma entrevista do secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, feita durante a inauguração da Estação AACD-Servidor, onde ele diz que as três estações precisam ser entregues em perfeito estado, com os elementos prontos, na Estação Santa Cruz aconteceram atrasos nas obras, a empresa espanhola Azvi, responsável pelas obras já foi multada em cerca de R$ 5 milhões.

Abaixo eu fiz uma cronologia mostrando a evolução das obras das estações Chácara Klabin, Santa Cruz e Hospital São Paulo durante este mês de setembro. Continue acompanhando.

ESTAÇÃO SANTA CRUZ

Desde o começo deste mês de setembro os trabalhos de finalização da Estação Santa Cruz entraram em um ritmo “frenético” como não visto antes, quem passa em frente a estação ao lado do Shopping Metrô Santa Cruz, nota que os funcionários das obras, em volta de uma grande quantidade de peças e materiais, estão concluindo trabalhos de paisagismo e dentro da estação outros trabalhos estão sendo finalizados como assentamento de pisos e muita “limpeza pesada”.

Ainda no lado externo da estação, a praça vêm sendo limpa constantemente, ganhou iluminação e além disso o totem de sinalização com o logotipo do Metrô de São Paulo foi instalado, mais abaixo tem uma foto dele, nele só aparece a cor lilás que representa a linha, não aparece adicionalmente a cor azul representando a Linha 1-Azul, posteriormente o totem deverá se trocado com a logomarca da ViaMobilidade que opera a linha desde o início de agosto.

Dentro da estação também estão sendo feitos os últimos ajustes para entregar em perfeito estado as áreas de interligação entre as linhas 5-Lilás e 1-Azul. Vamos para alguns números da Estação Santa Cruz: 41,5 metros de profundidade, seis subsolos, 43 escadas rolantes e portas de plataforma que ainda não serão funcionais na inauguração. O que dá pra sugerir uma grande movimentação de passageiros assim como vemos atualmente por exemplo na Estação Pinheiros, na transferência entre as linhas 9-Esmeralda da CPTM e 4-Amarela operada pela ViaQuatro.

Abaixo segue uma cronologia mostrando os trabalhos na Estação Santa Cruz durante este mês de setembro.

No dia 10 de setembro, os tapumes que cobriam a fachada da Estação Santa Cruz da Linha 5-Lilás haviam sido retirados:

No dia 11 de setembro, a construtora Seven Soluções de Engenharia publicou imagens em seu perfil no Instagram mostrando os trabalhos de finalização tanto na área interna quanto na área externa da estação:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

#fazefinal #acabamento #sevensoluções #construcaocivil #serralheriaemgeral #obrasdometro #gruposevenpunchfer👷🏻‍♂️👷🏻‍♀️📐📝

Uma publicação compartilhada por Seven Soluções De Engenharia (@seven_solucoes_de_engenharia) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

#obrasespeciais #serralheriaemgeral #equipeseven #enoquefera #sevenlaef #sevenpunchfer #estacaosantacruz #obrasdometro #sp 👊🏻

Uma publicação compartilhada por Seven Soluções De Engenharia (@seven_solucoes_de_engenharia) em

No dia 14 de setembro, o Anderson Dantas fez uma live na página Metrô SP Noticiando no Facebook mostrando as obras no lado externo da estação:

No dia 14 de setembro, a construtora Seven Soluções de Engenharia publicou mais uma foto em seu perfil no Instagram, desta vez mostrando a pintura da bilheteria blindada da estação:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

#pintura #bilheteriablindada #estacaosantacruz #obrasdometro #sp #sevensoluções #alessio

Uma publicação compartilhada por Seven Soluções De Engenharia (@seven_solucoes_de_engenharia) em

No começo da noite do dia 16 de setembro quem passava na frente da Estação Santa Cruz observava uma faxina daquelas bem pesada sendo feita pelos funcionários:

No dia 19 de setembro, o @laumismosmi publicou em seu perfil no Instagram uma foto do totem da Estação Santa Cruz ainda com a logomarca do Metrô de São Paulo:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Parece que até que enfim, né? Ou ainda não? #metrosp #linhalilas #metrosantacruz

Uma publicação compartilhada por Laudemir Guedes Fragoso (@laumismosmi) em

No dia 19 de setembro, o Circular Avenidas registrou esta foto mostrando a entrada da estação já devidamente caracterizada:

No dia 20 de setembro, a construtora Seven Soluções de Engenharia publicou um vídeo em seu perfil no Instagram mostrando a fase final de acabamento no lado externo da estação:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

#estacaosantacruz #fasefinal #deacabamento #preparacao #parainauguração #sevensoluções #obrasdometro #sp

Uma publicação compartilhada por Seven Soluções De Engenharia (@seven_solucoes_de_engenharia) em

No dia 21 de setembro, mais um vídeo foi publicado pela construtora Seven Soluções de Engenharia, desta vez mostrando o mezanino da Estação Santa Cruz:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

#estacaosantacruz #sevensoluções #azvi #obrasdometro #sevenpunchfer #sevenlaef #gruposeven #sp

Uma publicação compartilhada por Seven Soluções De Engenharia (@seven_solucoes_de_engenharia) em

No dia 22 de setembro, o Rede Noticiando esteve na Estação Santa Cruz e registrou algumas imagens das portas de transferências entre as linhas 1-Azul e 5-Lilás já devidamente amostra:

No dia 22 de setembro, mais imagens da Estação Santa Cruz foram divulgadas pelo Rede Noticiando e pelo colaborador Téo Mariano:

No dia 23 de setembro, o Rede Noticiando esteve novamente presente na Estação Santa Cruz e registrou imagens de um outro acesso de transferência entre as linhas 1-Azul e 5-Lilás que está amostra:

No dia 23 de setembro, o Felipe Cury passou pela Estação Santa Cruz e registrou essas novas imagens:

ESTAÇÃO HOSPITAL SÃO PAULO

A Estação Hospital São Paulo que fica localizada na esquina das ruas Pedro de Toledo e dos Otonis, no bairro da Vila Clementino, já foi parcialmente repassada para a concessionária ViaMobilidade, porém, para ser aberta oficialmente, necessita de vistoria por parte do Corpo de Bombeiros e dos demais órgãos competentes.

A nova estação fica localizada próxima a dois hospitais: Hospital São Paulo, que leva o nome da estação e o Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo. Confira abaixo algumas imagens registradas pelo Hyan Henrique e pelo Felipe Cury mostrando um pouco da nova estação.

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Abra as portas, por favor #Linha5 #linha5lilas #linha5lilás #linhalilás #metrosp #viamobilidade #estacaohospitalsaopaulo

Uma publicação compartilhada por Hyan Henrique (@hyan_fotografo_urbano_ferrovia) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

A Mobilidade Paulitana, Aguarda a sua Inauguração #Linha5 #linha5lilas #linha5lilás #linhalilás #metrosp #viamobilidade #estacaohospitalsaopaulo

Uma publicação compartilhada por Hyan Henrique (@hyan_fotografo_urbano_ferrovia) em

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Linda, Moderna, Monumental e Profunda Estação Hospital São Paulo #Linha5 #linha5lilas #linha5lilás #linhalilás #metrosp #viamobilidade #estacaohospitalsaopaulo

Uma publicação compartilhada por Hyan Henrique (@hyan_fotografo_urbano_ferrovia) em

ESTAÇÃO CHÁCARA KLABIN

Na Estação Chácara Klabin, os trabalhos estão em fase final de acabamento, assim como vistos na Estação Santa Cruz, como retoques na parte civil e instalação de sistemas. Nas áreas de interligação entre as linhas 1-Azul e 2-Verde os ajustes antes da tão aguardada entrega estão sendo feitos.

A nova estação inicialmente ainda não contará com as portas de plataforma. Alguns números da nova estação: 38 metros de profundidade, 18 escadas rolantes e apenas um mezanino separa a plataforma da Linha 5-Lilás com a da Linha 2-Verde.

Abaixo eu também coloquei uma cronologia mostrando os trabalhos na Estação Chácara Klabin durante este mês de setembro.

No dia 9 de setembro, o Felipe Cury registrou imagens das escadas rolantes que vão da plataforma da Linha 2-Verde ao mezanino da Linha 5-Lilás:

No dia 11 de setembro, a @emparbernal que se intitula Engenheira Civil, publicou em seu perfil no Instagram fotos do mezanino e da via da Estação Chácara Klabin:

chácara klabin mezanino
Mezanino da Estação Chácara Klabin da Linha 5-Lilás (Foto: @emparbernal)
via chácara klabin
Via na Estação Chácara Klabin da Linha 5-Lilás (Foto: @emparbernal)

No dia 20 de setembro, os trens que circulam na Linha 5-Lilás, passaram a estampar no letreiro e no layout interno o nome “Chácara Klabin”, o que sugere que testes estão sendo feitos com as composições em toda a linha:

No dia 21 de setembro, o Teotônio Zeferino enviou novas imagens para o Via Trolebus mostrando a integração entre as linhas 5-Lilás e 2-Verde na Estação Chácara Klabin, os tapumes que separavam os pisos foram retirados:

No dia 22 de setembro, mais imagens da Estação Chácara Klabin da Linha 5-Lilás foram divulgadas pelo Rede Noticiando em sua página Metrô SP Noticiando no Facebook, com a colaboração do Téo Mariano:

No dia 23 de setembro, o Felipe Cury passou pela estação e registrou mais imagens e vídeos mostrando o interior da estação:

ACOMPANHAMENTO DAS OBRAS DA LINHA 5-LILÁS

Eu vou continuar acompanhando nos próximos dias as informações a respeito das inaugurações das novas estações da Linha 5-Lilás e irei atualizar aqui no site, não deixe de acompanhar.

Se você tiver qualquer dúvida ou quiser colaborar com alguma informação sobre a Linha 5-Lilás me envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br ou envie uma mensagem no Whatsapp (11) 96292-9448 que irei te responder.

MOBILIDADE SAMPA

Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais, siga no Twitter, siga no Instagram ou curta a página no Facebook e fique informado sobre tudo o que acontece em São Paulo e Região Metropolitana.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO