Linha 13-Jade passa a operar em horário comercial

0
31
bloqueios guarulhos cecap linha 13-jade
Bloqueios da nova Estação Guarulhos-Cecap (Foto: Eduardo Silva)

A partir desta segunda-feira, dia 4 de junho, a nova linha 13-Jade da CPTM passa a funcionar em horário comercial. Assim como nas demais linhas da CPTM o funcionamento será de domingo a sexta-feira, das 4h à meia-noite e aos sábados das 4h à 1h, com a cobrança de tarifa no valor de R$ 4,00.

A linha foi inaugurada no dia 31 de março, durante o mês de abril funcionou somente aos finais de semana das 10h às 15h e a partir de 30 de abril a linha passou a funcionar também em dias úteis no mesmo horário, no formato de operação assistida para testes.

Neste período que funcionou em horário reduzido, foram transportadas gratuitamente, aproximadamente 300 mil passageiros, segundo a CPTM.

A linha 13-Jade possui 12,2 km de extensão e conta com três estações: Guarulhos-Aeroporto e Guarulhos-Cecap, na cidade de Guarulhos, e a Estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste da capital paulista, esta que faz ligação com a Linha 12-Safira (que liga o bairro do Brás a cidade de Poá). A transferência entre as duas linhas ocorre de forma gratuita.

A linha além de ser utilizada pelos moradores próximos das estações Guarulhos-Cecap e Guarulhos-Aeroporto para se deslocarem para a capital paulista, também será bastante utilizada pelos funcionários do aeroporto e das companhias aéreas, pois o aeroporto é considerado uma “cidade” pela grande quantidade de funcionários que trabalham por lá.

CONNECT

Segundo a CPTM, no mês de julho os trens da Linha 13-Jade devem começar a circular da Estação Brás até a Estação Guarulhos-Aeroporto somente nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), sem necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart.

O intervalo médio entre os trens será de aproximadamente 24 minutos, podendo ser um pouco menor e o percurso total da viagem entre as estações Brás e Guarulhos-Aeroporto é estimado em 35 minutos.

Quando estiver em operação, o serviço Connect irá permitir os passageiros a terem acesso na Estação Brás aos ônibus municipais da capital paulista, gerenciados pela SPTrans, e conexões com as linhas 3-Vermelha do Metrô e as linhas 10-Turquesa e 11-Coral da CPTM.

AIRPORT-EXPRESS

O serviço batizado de Airport-Express, terá um trem expresso partindo da Estação da Luz até a Estação Guarulhos-Aeroporto, sem paradas. Porém o novo serviço está previsto para iniciar a partir de julho ou agosto e a cobrança de tarifa será no valor de R$ 8,00.

O tempo estimado da viagem entre as estações Luz e Guarulhos-Aeroporto é de 35 minutos. Os trens partirão em quatro horários programados nos horários de pico, em ambos os sentidos.

Quando o serviço Airport-Express estiver em pleno funcionamento, os passageiros terão acesso na Estação da Luz as linhas de ônibus municipais da SPTrans e as linhas intermunicipais da EMTU que passam no entorno, além de conexão com as linhas 1-Azul e 4-Amarela do Metrô e as linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM.

corredor sp guarulhos emtu
Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo que tem uma parada próxima à Estação Guarulhos-Cecap (Foto: Eduardo Silva)

LINHAS DE ÔNIBUS DE GUARULHOS QUE LEVAM ATÉ AS ESTAÇÕES CECAP E AEROPORTO DA LINHA 13-JADE

Os passageiros da cidade de Guarulhos tem à disposição, diversas linhas municipais e intermunicipais que dão acesso às duas novas estações Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos da CPTM.

Na semana passada a Prefeitura de Guarulhos disponibilizou duas tabelas com as linhas de ônibus que circulam nos terminais Cecap e Taboão, que são ligados às duas novas estações.

Confira abaixo, as opções de linhas de ônibus municipais e intermunicipais à disposição dos guarulhenses que pretendem utilizar os trens da CPTM.

Terminal Taboão

381 Novo Recreio – Taboão
383 Recreio São Jorge – Taboão (até a Rua Paquita)
384 Terminal Taboão – Vila Galvão
387 Parque Mikail – Taboão
388 Vila União – Taboão
389 Jardim Santa Edwiges – Taboão
392 Jardim Santa Edwiges – Cecap (via Taboão)
480 Parque Santos Dumont – Taboão (via Jardim Santa Lídia)
481 Jardim São João – Taboão (via Primavera)
493 Cidade Soberana – Taboão
330 Taboão – Cidade Satélite
355 Taboão – Centro (via Tiradentes)
356A Circular Saúde (via Taboão)
356B Circular Saúde (via Tiradentes)
361 Taboão – Vila Galvão (via Jardim São Paulo e Timóteo Penteado)
385 Taboão – Vila Galvão (via Bela Vista, Cocaia e Vila Rio)
433 Jardim São João – Vila Galvão (via Anel Viário)
95 Terminal Metropolitano Taboão – São Paulo (Metrô Brás – via Avenida Guarulhos)
337 Guarulhos (Terminal Taboão) – São Paulo (Metrô Tucuruvi)
532 Guarulhos (Terminal Taboão) – São Paulo (Metrô Parada Inglesa – via Recreio São Jorge e Vila Galvão)
552 Guarulhos (Parque Santos Dumont) – São Paulo (Metrô Armênia)
595 Guarulhos (Parque Santos Dumont) – São Paulo (Metrô Penha)
802 Guarulhos – São Paulo (Metrô Tucuruvi)

Terminal Urbano Cecap – Rodoviária

331 Parque Cecap – Aeroporto
392 Jardim Santa Edwiges – Cecap (via Taboão)
S172 Shopping – Aeroporto
330 Taboão – Cidade Satélite
351 Parque Cecap – Centro (via Vila Barros)
356A Circular Saúde (via Taboão)
356B Circular Saúde (via Tiradentes)
433 Jardim São João – Vila Galvão (via Anel Viário)
717A Circular Saúde (via Dutra)
717B Circular Saúde (via Avenida Jurema)
16 Guarulhos (Terminal Taboão) – (Metrô Armênia)
121 Guarulhos (Terminal Taboão) – São Paulo (Penha)
278 Osasco – Guarulhos (Terminal Urbano)
575 Guarulhos (Terminal Urbano) – São Paulo (Metrô Armênia)
577 Guarulhos (Jardim Ipanema) – São Paulo (Metrô Armênia)

Para saber os horários e itinerários completos das linhas municipais consulte nos aplicativos Moovit (disponível para iOS ou Android) ou Cittamobi (também disponível para iOS ou Android), porém nem todas as linhas aparecem ainda.

Já para consultar as linhas intermunicipais, os mesmo aplicativos podem ser utilizados, ou também no site oficial da EMTU.

ÔNIBUS GRATUITOS ATÉ OS TERMINAIS DO AEROPORTO DE GUARULHOS

Conforme eu já comentei em outros posts sobre a Linha 13-Jade e vale a pena reforçar, os trens não param nos terminais do Aeroporto de Guarulhos. A Estação Guarulhos-Aeroporto foi construída distante da área de embarque dos terminais.

Quando o passageiro desembarca na Estação Guarulhos-Aeroporto, seguindo sempre pela direita, precisa atravessar uma passarela sob a Rodovia Hélio Smidt, ao descer no térreo têm um ponto final com ônibus gratuitos disponibilizados pela concessionária GRU Airport que levam os passageiros aos terminais 1, 2 e 3, com intervalo de cerca de 15 minutos.

Distâncias dos ônibus gratuitos até os terminais

Terminal 1 – distância de 500 metros – trajeto de 2 minutos
Terminal 2 – distância de 1,5 km – trajeto de 9 minutos
Terminal 3 – distância de 2,5 km – trajeto de 14 minutos

No dia da inauguração eu tirei uma foto de um painel localizado onde os passageiros tomam os ônibus gratuitos para chegarem aos três terminais, neste painel é explicada a logística da circulação dos ônibus.

Agora varia de cada pessoa que precisa se dirigir até o Aeroporto de Guarulhos avaliar como chegar ao mesmo, quem estiver com apenas bagagem de mão a linha da CPTM é uma boa alternativa a um custo bastante baixo. Agora pra quem estiver com muita bagagem pra despachar, as baldeações pra chegar até a Estação Guarulhos-Aeroporto pode desencorajar e valha a pena ir de carro particular ou serviço de aplicativo.

Sobre um dos vários motivos do porque os trens não chegam diretamente na área de embarque dos três terminais, a CPTM respondeu no Twitter a um passageiro quando questionada sobre esse assunto que “o projeto original da CPTM para implantação da Linha 13-Jade previa a construção de uma estação próxima à área do estacionamento do aeroporto. No entanto, em agosto de 2012, a Invepar, concessionária na época, devido a seu plano de negócios na região, não concedeu autorização de implantação do terminal como no projeto original e indicou novo local, próximo ao Terminal 1. Por esse motivo, a CPTM mudou o local de implantação da Estação Aeroporto-Guarulhos e a concessionária do aeroporto, atualmente a GRU Airport, ficou responsável pelo translado gratuito dos passageiros até a estação de trem.”

ASSISTA TAMBÉM

  • A reportagem do Jornal da Gazeta esteve presente na Linha 13-Jade para conferir a movimentação e conversou com alguns passageiros sobre o primeiro dia de funcionamento da linha em horário comercial.

LEIA TAMBÉM

  • A reportagem do portal R7 conta sobre o adiamento do serviço Connect, que ligará a Estação Brás à Estação Guarulhos-Aeroporto, sem necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO