Inauguração da Linha 13-Jade da CPTM: Eu fui!

1155
estação guarulhos aeroporto Linha 13-Jade
Estação Guarulhos-Aeroporto (Foto: Eduardo Silva)

No sábado, dia 31 de março, eu fui conferir a inauguração da Linha 13-Jade, a primeira linha construída e operada totalmente pela CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), que liga a capital paulista, saindo da Estação Engenheiro Goulart, na Zona Leste, até a cidade de Guarulhos, passando pela Estação Guarulhos-Cecap, próxima ao Hospital Geral de Guarulhos até a Estação Guarulhos-Aeroporto, próxima ao Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos e o Terminal Metropolitano Taboão.

Vou contar aqui para você tudo que observei na inauguração da nova linha, desde os detalhes das novas estações até a conexão dos ônibus gratuitos com os terminais do Aeroporto de Guarulhos. Continue lendo.

ESTAÇÃO ENGENHEIRO GOULART

Eu cheguei na Estação Tatuapé por volta das 9h30 para embarcar no trem da Linha 12-Safira, sentido Calmon Viana, para depois descer na Estação Engenheiro Goulart, pra quem não sabe esta estação foi reconstruída e foi entregue em agosto de 2017.

Um pouco antes das 10h eu desembarquei, subi a escada rolante e fui procurar o local para fazer a transferência para a plataforma da Linha 13-Jade, porém ainda não estava liberada.

Os funcionários colocaram uma fileira de grades de ferro separando a área da transferência para a nova linha do restante da estação, várias pessoas chegavam na estação para aguardar a visita.

Também foram colocados diversos banners na estação informando que durante o mês de abril a visita à Linha 13-Jade será somente aos finais de semana das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa, exceto a transferência para a Linha 12-Safira.

Público aguardando a liberação da transferência para a Linha 13-Jade na Estação Engenheiro Goulart (Foto: Eduardo Silva)

Durante a semana a CPTM havia anunciado que a visita à Linha 13-Jade começaria às 10h, porém alguns minutos depois uma funcionária anunciava no sistema de som da estação que a visita começaria somente ao meio-dia, ou seja, uma espera de cerca de duas horas. Enquanto eu aguardava, como eu ainda não conhecia a nova estação, aproveitei para conhecer o que tinha nos arredores.

No lado norte uma passarela liga a estação ao Parque Ecológico do Tietê e no lado sul uma outra passarela passa sob a Avenida Doutor Assis Ribeiro, inclusive a Prefeitura de São Paulo realizou uma vistoria do programa Asfalto Novo neste trecho da avenida.

A nova estação é bastante espaçosa, os sanitários são limpos e espaçosos, me lembrou o estilo da Estação Ferraz de Vasconcelos da Linha 11-Coral.

Após liberarem a transferência para a Linha 13-Jade, uma grande quantidade de pessoas desceram as escadas rolantes. (Foto: Eduardo Silva)

Quando foi por volta das 11h45 voltei para a região das catracas da Estação Engenheiro Goulart e a quantidade de pessoas que tinha no local era impressionante, uma verdadeira multidão aguardava o início da visita, até que em um determinado momento liberaram para as pessoas descerem na plataforma central da Linha 13-Jade.

A postergação do horário para começar a visita assistida da Linha 13-Jade somente ao meio-dia foi devido ao governador Geraldo Alckmin ter realizado a solenidade de entrega da nova linha na Estação Guarulhos-Aeroporto, onde foram convidadas autoridades, representantes do governo estadual, funcionários das obras e a imprensa, esperaram encerrar a solenidade par dar início a visita.

plataforma linha 13 jade engenheiro goulart
Plataforma 4 da Estação Engenheiro Goulart (Foto: Eduardo Silva)

Por volta de 12h15 o trem da série 9500, que foi emprestado da Linha 7-Rubi, encostou na plataforma da Linha 13-Jade, sentido Guarulhos, e as pessoas puderam finalmente embarcar. O carro 9544 que eu embarquei partiu da Estação Engenheiro Goulart completamente lotado, a quantidade de pessoas era muito grande.

Muitas pessoas no vagão que eu estava conversavam sobre as inaugurações das estações de outras linhas de Metrô, como por exemplo da Linha 5-Lilás até a Estação Santa Cruz.

trem linha 13 jade lotado
O carro 9544 partiu lotado sentido Estação Guarulhos-Aeroporto (Foto: Eduardo Silva)

Durante o trajeto, a única coisa que consegui observar da janela foi o Centro de Detenção Provisória de Guarulhos, próximo à Rodovia Presidente Dutra. O trajeto até a próxima Estação Guarulhos-Cecap durou cerca de 8 minutos, quando chegou nesta estação eu desembarquei e o trem seguiu com lotação máxima.

ESTAÇÃO GUARULHOS-CECAP

Depois que eu desembarquei do trem na Estação Guarulhos-Cecap observei que um grande número de pessoas embarcou no trem e também desembarcou do trem.

A plataforma central da Estação Guarulhos-Cecap achei ela bastante espaçosa e arejada, porém só fico imaginando quando um dia que tiver uma ventania forte com chuva como os passageiros vão conseguir se proteger pra não se molhar, apesar da imensa cobertura.

A nova estação fica localizada no bairro Parque Cecap, na Avenida Natália Zarif, onde nas imediações fica o Hospital Geral de Guarulhos, a Rodoviária Turística de Guarulhos e o Corredor Metropolitano de ônibus Guarulhos – São Paulo da EMTU e os condomínios do Parque Cecap que tem nomes de alguns estados brasileiros, onde inclusive tem a Praça Mamonas Assassinas, em homenagem aos integrantes da banda que morreram em um trágico acidente de avião em 1996.

estação guarulhos cecap
Plataforma central da Estação Guarulhos-Cecap (Foto: Eduardo Silva)

Depois eu desci para o mezanino da estação que além das catracas têm a bilheteria e os sanitários que não conferi se estavam funcionando. No lado sul da estação têm um acesso para a Avenida Natália Zarif e no lado norte têm uma longa passarela que dá acesso para a Rodoviária Turística de Guarulhos e o Corredor Metropolitano Guarulhos – São Paulo e a Alameda dos Lírios.

Eu circulei pela rodoviária, ela estava com movimentação tranquila, aliás a rodoviária estava bastante vazia, parecia um verdadeiro deserto.

Depois voltei para a estação novamente para aguardar o trem para embarcar no sentido Estação Guarulhos-Aeroporto, quando o trem chegou ele não estava muito cheio.

E mais um detalhe sobre a estação, na plataforma dava pra observar o tráfego da Rodovia Hélio Smidt, o pátio das empresas Unidas e Localiza Hertz que alugam carros, além do Hotel Pulmann que pertence a rede de hotéis Accor Hotels.

E também dava para observar de longe a próxima Estação Guarulhos-Aeroporto, ou seja, ela não fica muito distante do Parque Cecap.

ESTAÇÃO GUARULHOS-AEROPORTO

Foram aproximadamente 4 minutos de viagem desde a Estação Guarulhos-Cecap até a Estação Guarulhos-Aeroporto, quando desembarquei notei que a nova estação têm duas plataformas, porém só estava funcionando a plataforma 1, muitas pessoas estavam aguardando o trem pra voltar no sentido Estação Engenheiro Goulart, mas notei também que muitas pessoas desembarcaram na nova estação.

Depois desci para o mezanino da estação, o palco que foi montado para o governador Geraldo Alckmin celebrar a inauguração já havia sido retirado e notei que ainda faltava limpar o piso do mezanino, tinha muita poeira branca.

Além das catracas, só observei que tinha a bilheteria, não notei se tinham os sanitários, pois o mezanino era bastante amplo. A estação possui 20.000 m² de área construída, sendo a maior estação operada pela CPTM.

mezanino estação aeroporto
Mezanino da Estação Aeroporto-Guarulhos (Foto: Eduardo Silva)

Depois que sai do mezanino, ao passar pelas catracas saindo à direita na passarela sob a Rodovia Hélio Smidt, a CPTM colocou uma pequena exposição com fotos mostrando o histórico das obras da Linha 13-Jade que tiveram início em 2013, observando pela passarela dava pra ver o final da linha, inclusive há estudos de um projeto que prevê a extensão da linha até os bairros Bonsucesso e Pimentas.

Depois eu desci a escada rolante e próximo ao térreo da estação fica localizado o Terminal de Cargas da Latam, o estacionamento do Terminal 1 e o ponto de ônibus de onde partem os ônibus da concessionária GRU Airport que vão para os terminais do Aeroporto de Guarulhos, vou contar mais detalhes sobre isso agora.

ônibus de traslado aeroporto
Ônibus de traslado da concessionária GRU Airport até os terminais do Aeroporto de Guarulhos (Foto: Eduardo Silva)

Desde o mês de março, a imprensa tradicional sempre colocou nas manchetes dos jornais impressos e dos portais on-line “Trem que vai ligar São Paulo ao Aeroporto de Guarulhos vai começar a funcionar”, só que na realidade não é bem isso, para chegar aos terminais 1, 2 e 3 do Aeroporto de Guarulhos será necessário embarcar nos ônibus gratuitos da concessionária GRU Airport que vão levar até cada um dos terminais.

No momento em que cheguei ao local do embarque e desembarque dos ônibus, ao lado do Terminal de Cargas da Latam, chegaram dois ônibus lotados de passageiros vindos dos terminais do aeroporto.

Esquema de funcionamento dos ônibus de traslado até os três terminais do Aeroporto de Guarulhos (Foto: Eduardo Silva)

No local, a concessionária colocou um mapa explicativo mostrando como funcionará o esquema do trajeto dos ônibus até os terminais. Eu não consegui andar nesses ônibus até os terminais do aeroporto, pois já era quase 14h30 e a visita à Linha 13-Jade só funcionaria até às 15h, neste mês de abril quando a visita à nova linha seguirá acontecendo aos finais de semana das 10h às 15h, farei o trajeto nos ônibus até os terminais para cronometrar o tempo exato da viagem e contarei todos os detalhes para você.

Esquema de funcionamento dos ônibus de traslado até os três terminais do Aeroporto de Guarulhos (Foto: Eduardo Silva)

Muitas pessoas comentavam que os passageiros que levam muita bagagem para viajar não utilizariam a nova linha e que somente para os passageiros com bagagem de mão seria viável a utilização da nova linha, não dá para generalizar, pois é uma decisão particular de cada passageiro, depois vou procurar saber se foram feitas pesquisas referente a isso.

Para resumir, ao contrário do que a imprensa tradicional disse nas últimas semanas, o trem da CPTM não deixa os passageiros diretamente nos terminais do Aeroporto de Guarulhos, é
necessário concluir o trajeto por ônibus gratuitos.

Muito se fala que a concessionária GRU Airport iria construir uma linha de monotrilho para transportar os passageiros da estação até os terminais, mas acabou desistindo para dar andamento no projeto da construção de um shopping, o que não se viu até hoje.

E vale ressaltar que a população de Guarulhos que mora nas proximidades dos bairros Parque Cecap e Taboão, onde estão localizadas as duas novas estações, também serão muito beneficiadas com a nova linha da CPTM para chegar até São Paulo e não somente os passageiros que vão pegar voos no Aeroporto de Guarulhos, isso sem contar os funcionários do aeroporto e das companhias áereas que trabalham no aeroporto.

Eu digo isso, pois a maioria da imprensa tradicional esqueceu de dizer sobre a população que moram nestes dois bairros de Guarulhos que serão beneficiadas diretamente com a nova linha.

Passarela de acesso da Estação Guarulhos-Aeroporto, próxima ao Terminal Taboão (Foto: Eduardo Silva)

Agora voltando a falar dos arredores da estação, ao passar pelas catracas saindo à esquerda têm uma outra passarela desta vez sob a Avenida Natália Zarif, depois eu desci a escada fixa, pois a escada rolante não estava funcionando, virei à esquerda e observei que os passageiros podem atravessar a avenida e se direcionarem para o Terminal Metropolitano Taboão, onde eles têm acesso às linhas de ônibus municipais que circulam pela cidade de Guarulhos e as linhas de ônibus intermunicipais da EMTU.

Inclusive quando visitei este local uma grande quantidade de pessoas estava se direcionando para o terminal, vindo da estação, notei que passam bastante caminhões neste local.

Depois voltei para a plataforma da Estação Guarulhos-Aeroporto para terminar a minha visita, nas catracas havia cerca de seis funcionários da CPTM orientando e tirando dúvidas das pessoas, quando subi novamente para a plataforma no final dela tinha um lugar bastante disputado pelas pessoas para observar de longe a pista de pouso do Aeroporto de Guarulhos onde os aviões das companhias áereas aterrissam e decolam ao mesmo tempo, achei uma cena bastante interessante, o que aliás é uma cena muito comum para quem reside na região do aeroporto, observar no alto as chegadas e partidas das aeronaves.

Esperei cerca de 30 minutos pelo trem para voltar à Estação Engenheiro Goulart, aliás esta será a média de intervalo dos trens durante a operação assistida da Linha 13-Jade. Durante o trajeto, o trem não estava tão lotado, mas tinham alguns assentos disponíveis.

Algumas pessoas estavam com dúvida se quando voltasse pra Estação Engenheiro Goulart teria que pagar passagem para prosseguir viagem pela Linha 12-Safira, três senhoras que estavam perto de mim falavam sobre isso e avisei a elas que teriam que pagar a passagem quando chegassem na Estação Engenheiro Goulart e também tinha uma outra senhora perguntando como fazia pra chegar na Estação Brás.

Ao chegar na Estação Engenheiro Goulart, cerca de 15 minutos depois, o trem ainda embarcou alguns passageiros para provavelmente a última viagem do dia e como ia ter o jogo da primeira final do Campeonato Paulista na Arena Corinthians, entre Palmeiras e Corinthians, haviam muitos torcedores do Corinthians que tinham embarcado na Estação Guarulhos-Cecap, para fazer a transferência para a Linha 12-Safira, a segurança da CPTM estava bastante reforçada para acompanhá-los até as catracas.

LINHA 13-JADE

A nova Linha 13-Jade possui 12,2 km de extensão, sendo 4,3 km de via em superfície e 7,9 km em elevado. Quando a linha estiver funcionando em operação plena a expectativa é de atender cerca de 120.000 passageiros por dia.

O trajeto entre as estações Engenheiro Goulart e Guarulhos-Aeroporto, passando pela Estação Guarulhos-Cecap é de aproximadamente 15 minutos.

A CPTM divulgou nesta segunda-feira, dia 2 de abril, um balanço da operação assistida do primeiro final de semana de operação da Linha 13-Jade e foram cerca de 55.000 passageiros que visitaram a nova linha. Abaixo conto como será o funcionamento da linha nos próximos meses, informações dos trens e também dos bicicletários.

ABRIL

Durante os finais de semana do mês de abril a linha vai funcionar em operação assistida das 10h às 15h, sem a cobrança de tarifa. Vale ressaltar que na Estação Engenheiro Goulart para acessar a Linha 12-Safira será necessário pagar a tarifa.

Muitas pessoas perguntam porque existe a operação assistida? Ela é necessária para a observação do comportamento dos equipamentos e sistemas novos para identificação de eventuais necessidades de correção.

MAIO

A operação assistida será estendida para todos os dias da semana, ou seja, a nova linha funcionará todos os dias mantendo o mesmo horário de funcionamento das 10h às 15h, sem cobrança de tarifa para os passageiros.

JUNHO

A partir do mês de junho haverá cobrança de tarifa e dois serviços serão oferecidos aos passageiros. O Serviço Regular com os trens circulando entre as estações Engenheiro Goulart e Guarulhos-Aeroporto.

Além disso, começará a funcionar o Serviço Connect, com os trens partindo da Estação Brás nos horários de pico (das 5h às 9h e das 16h às 20h), sem necessidade de baldeação na Estação Engenheiro Goulart, o trajeto será de cerca de 35 minutos até a Estação Guarulhos-Aeroporto, com os trens parando em todas as estações para embarque e desembarque. O valor da tarifa será de R$ 4,00.

JULHO

Há previsão de entrar em operação no mês de julho o Serviço Airport Express, com os trens partindo da Estação da Luz sem paradas até a Estação Guarulhos-Aeroporto.

O trajeto será feito em cerca de 35 minutos, o valor da tarifa será de R$ 8,00 e serão 4 horários programados nos dois sentidos.

TRENS

Durante a operação assistida serão utilizados dois trens da série 9500, que foram fabricados pela empresa Hyundai Rotem, emprestados da Linha 7-Rubi, eles farão o trajeto cada um numa via.

Em 2019, está prevista a entrega de oito novas composições com bagageiros para os passageiros transportarem suas malas, os trens serão fabricados pelo consórcio formado pelas empresas Temoinsa e Sifang.

BICICLETÁRIOS

A Estação Engenheiro Goulart conta com dois bicicletários, o da Linha 13-Jade têm 74 vagas e o da Linha 12-Safira têm 152 vagas.

A Estação Guarulhos-Cecap conta com um bicicletário que possui 188 vagas. Já a Estação Guarulhos-Aeroporto conta com um bicicletário que possui 100 vagas.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Nos meses de abril e maio vou voltar sempre para visitar a Linha 13-Jade para observar a movimentação de passageiros e outros detalhes que não deu tempo de observar no primeiro dia da inauguração.

E finalmente depois de muitas promessas a população de Guarulhos, mesmo que seja com apenas duas estações, está integrada ao sistema metroferroviário da capital paulista.

Agora resta saber se a maioria dos passageiros que vão para o Aeroporto de Guarulhos estarão dispostos a fazer tantas baldeações para chegar até os três terminais do aeroporto, eu particularmente acho que os passageiros que levam muita bagagem possam preferir chegar ao aeroporto através de motoristas de aplicativos de transporte ou utilizando o carro particular.

Agora para aqueles passageiros que não levam apenas bagagem de mão ou que fazem somente uma viagem rápida, a nova linha da CPTM pode ser uma alternativa.

Pode ser também que os passageiros com muita bagagem prefiram embarcar no serviço Airport Express que partirá da Estação Luz até a Estação Guarulhos-Aeroporto a partir de julho, mas somente nos horários de pico.

Mas ainda é muito cedo para fazer uma avaliação, penso em fazer uma pesquisa para divulgar nas redes sociais e aqui no site, mas de qualquer forma vou acompanhar o andamento das operações assistidas e também depois que a linha estiver funcionando em operação plena a partir do mês de junho.

LEIA TAMBÉM

  • O pessoal do site Check in São Paulo também esteve presente no dia da inauguração e testou o trajeto de trem entre a Estação Engenheiro Goulart e a região do Aeroporto de Guarulhos.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here