Estação Ferraz de Vasconcelos da Linha 11-Coral da CPTM é inaugurada com atraso

0
202
Foto: Eduardo Silva

Após 3 anos de atraso, Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, recebeu nesta quarta-feira (26) uma nova estação da Linha 11-Coral da CPTM. Durante o período de obras, os passageiros usavam uma estação provisória para o embarque, que será desativada.

A nova unidade, que integra o trecho entre as estações Luz, em São Paulo, e Estudantes, em Mogi das Cruzes, tem 4.800 m² de área construída e está equipada com itens de acessibilidade, além de elevadores e escadas rolantes, dando conforto e segurança aos usuários.

As obras que começaram em 2009 deveriam ter terminado no fim de 2012. Sem conseguir cumprir o prazo, o governo do estado prorrogou para 2014 a entrega da estação. Como a obra não foi entregue a tempo, foi prorrogada novamente para este mês. A CPTM alegou que a readequação de uma galeria de água de chuva atrasou a entrega da obra.

Com investimento de R$ 41,8 milhões, a estação está dimensionada para atender com conforto o aumento futuro da demanda de passageiros. Diariamente, embarcam na estação cerca de 20 mil usuários. Nos próximos anos, esse número deve subir para 31,5 mil usuários por dia útil.

Para o governador Geraldo Alckmin, a obra é uma conquista para a qualidade dos trens e para a população. “Nós fizemos a estação com trem andando e com pessoas utilizando. Nós devemos entregar dia 15 de janeiro a estação de Suzano e, em setembro, começaremos a obra da estação de Poá”, disse ele.

Ainda de acordo com Alckmin, o trem Expresso Leste, viagem sem paradas entre as estações Luz e Guaianazes, deve seguir em breve até a estação Estudantes, em Mogi.

Dica: Fique por dentro de tudo que acontece na CPTM. Curta a página do CPTM Noticiando no Facebook

Gasto menor de água e energia

A estrutura do novo prédio conta com plataformas cobertas, que utilizam telhas translúcidas para permitir o aproveitamento da iluminação natural, gerando economia de energia elétrica. O local também tem sistema de captação de água da chuva, que pode ser reutilizada na limpeza de banheiros da estação.

Outro benefício para a população é a passarela de acesso à estação, que permite a transposição da ferrovia, pela área não paga, e que permanecerá aberta 24 horas. A estação conta com dois acessos: um pela Praça da Bíblia e outro pela Praça da Independência. Cada acesso dispõe de duas escadas rolantes, uma fixa e um elevador.

Essas duas praças também foram reurbanizadas pela CPTM, bem como o viário do entorno. O local ganhou novo paisagismo, revitalizando o centro. A estação dispõe de bicicletário com capacidade para 136 vagas abertas ao público.

Confira abaixo a galeria de imagens da inauguração da nova estação Ferraz de Vasconcelos feitas por Eduardo Silva.

Confira abaixo a galeria de vídeos da inauguração da nova estação Ferraz de Vasconcelos registrados por Eduardo Silva.

Deixe seu comentário

comentários