24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

CPTM prevê abertura da Linha 13-Jade para o dia 31 de março

No dia 28 de fevereiro,o Instituto de Engenharia e a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) realizaram uma palestra sobre a implantação da Linha 13-Jade, que vai ligar a Estação Engenheiro Goulart da Linha 12-Safira à cidade de Guarulhos. O Instituto de Engenharia transmitiu a palestra em tempo real e vou contar aqui para você um breve resumo das apresentações que assisti.

O presidente da CPTM, Paulo de Magalhães Bento Gonçalves, em uma das apresentações disse que prevê a abertura das estações Engenheiro Goulart, Guarulhos-Cecap e Aeroporto-Guarulhos da Linha 13-Jade, no dia 31 de março. O funcionamento será inicialmente apenas aos finais de semana em operação assistida e sem a cobrança de passagem. A expectativa é que as estações funcionem das 9h às 13h durante o mês de abril, e no mês de maio estudam estender a operação da linha para todos os dias da semana, mas ainda não há confirmação se o horário seria estendido.

Foto: Instituto de Engenharia

No mês de junho, a Linha 13-Jade passaria a iniciar a operação comercial, das 4h à 0h, com a cobrança de passagem. Quando a cobrança de passagem estiver implantada os três serviços aos passageiros passarão a funcionar, como o serviço Connect, com trens partindo da Estação Brás a cada 24 minutos, o serviço padrão partindo da Estação Engenheiro Goulart e o serviço CPTM Airport Epress, com trens expressos partindo da Estação da Luz sem paradas até a Estação Aeroporto-Guarulhos. Porém, este último serviço teria o valor da passagem mais caro, em torno de R$ 8,00 a R$ 10,00, com previsão de operação comercial para o início do mês de julho.

Linha 13-Jade

A Linha 13-Jade atenderá duas necessidades do transporte coletivo da região metropolitana: integrar a cidade de Guarulhos, segunda maior cidade do Estado de São Paulo (população estimada de 1,3 milhões), na rede de transporte sobre trilhos e também permitirá o acesso ao Aeroporto Internacional de São Paulo.

Serão 12,2 km de extensão, sendo 4,3 km em superfície e 7,9 km em elevado e três estações:

Estação Engenheiro Goulart

Localizada no bairro Engenheiro Goulart, aqui na capital paulista, permitindo conexão com a Linha 12-Safira da CPTM. A estação havia sido reaberta em 4 de agosto de 2017.

Estação Guarulhos-Cecap

Localizada em Guarulhos, junto ao Parque Cecap e a Rodovia Hélio Smidt.

Estação Aeroporto-Guarulhos

Também localizada em Guarulhos, próximo do acesso ao Terminal 1 do Aeroporto de Guarulhos.

Existe um projeto de prolongamento da Linha 13-Jade, interligando a região leste de Guarulhos à região sul da capital paulista.

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS