24 C
São Paulo
quarta-feira, abril 24, 2024

Dicas de como chegar ao local de prova do Enem 2017

Você vai fazer a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)? Neste post vou te trazer informações importantes sobre como consultar o cartão de confirmação da inscrição, orientações gerais e dicas de como chegar ao local de prova de transporte público. Além disso, separei dois vídeos com dicas especiais.

ENEM 2017

Os candidatos que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio nos dias 5 e 12 de novembro (respectivamente dois domingos) podem consultar o cartão de confirmação da inscrição no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na página do Participante, que contém informações como o local de prova, número de inscrição, a data e hora das provas, a opção de língua estrangeira escolhida e caso o candidato tenha solicitado algum atendimento específico ou especializado vai constar essa informação.

página do participante enem
Foto: Reprodução/Site Inep

Para acessar o cartão de confirmação da inscrição é necessário fornecer o número do CPF e a senha cadastrada durante a inscrição no Enem. Caso você tenha esquecido a senha têm o botão “Esqueci minha senha”.

O acesso ao cartão pode ser feito também no aplicativo do Enem para smarpthones, disponível para os sistemas iOS e Android. Com o aplicativo você acessa os dados da sua inscrição, cronograma, local de prova e cartão de confirmação de inscrição. Após o exame, pode conferir o gabarito e até o seu resultado. No dia da prova é obrigatório levar caneta esferográfica de tinta preta e fabricada em material transparente e documento oficial de identificação original com foto.

No dia da prova, não será obrigatório levar o cartão de confirmação da inscrição, porém o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira recomenda que o candidato leve o cartão para facilitar o acesso às informações de sua inscrição.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira recomenda para os candidatos que consultaram o lugar onde a prova será realizada que um dia antes do dia da prova realizem o trajeto e verifiquem a distância, ou seja, quanto tempo vai gastar pra chegar até o lugar e a melhor forma de chegar ao local, seja de transporte público ou particular, para evitar contratempos no dia da prova. Abaixo seguem os horários das provas nos dois domingos.

12h – Abertura dos portões
13h – Fechamento dos portões
13h a 13h30 – Procedimentos de segurança na sala de prova
13h30 – Início das provas
19h – Término das provas em 5/11
18h – Término das provas em 12/11
* Horário Oficial de Brasília

Para os candidatos se darem bem na hora de escrever a redação, separei este vídeo do canal da Débora Aladim.

COMO CHEGAR AO LOCAL DE PROVA DO ENEM DE TRANSPORTE PÚBLICO

Para ajudar os candidatos a chegarem no local de prova, logo abaixo coloquei informações de como chegar aos locais de prova utilizando transporte público (ônibus da SPTrans e da EMTU e os trens do Metrô e da CPTM).

SPTRANS

Os candidatos podem consultar as opções de trajeto de ônibus até o local de prova consultando a seção Itinerários do site da SPTrans ou podem consultar também nos aplicativos de ônibus, listei alguns desses aplicativos que são bastantes úteis abaixo.

Cadê o ÔnibusiOS ou Android
ColetivoAndroid
CitymapperiOS ou Android
MoovitiOS ou Android
CittaMobiiOS ou Android
Olho Vivo – http://olhovivo.sptrans.com.br

E a SPTrans anunciou que 59 linhas de ônibus terão reforço na frota nos dias 5 e 12 de novembro, respectivamente dois domingos, nestes dias as linhas irão operar com frota de sábado. Confira as linhas que terão operação especial.

EMTU

Os candidatos que moram na região metropolitana podem consultar as opções de trajeto de ônibus da EMTU até o local de prova na seção Itinerários e Tarifas do site da EMTU ou podem consultar também no aplicativo da EMTU disponível para iOS e Android.

METRÔ

Para os candidatos que consultaram o local de prova e se há estações de Metrô próximas, podem consultar o Simulador de Trajetos no site do Metrô para saber quais linhas utilizar, quais estações embarcar ou desembarcar, além do tempo estimado do trajeto. O Metrô recomenda comprar os bilhetes (ida e volta) ou recarregar o Bilhete Único com antecedência.

CPTM

Para os candidatos que já sabem o local de prova e se há estações da CPTM próximas, podem consultar na seção Para onde você vai? do site da CPTM, quais linhas utilizar e quais estações embarcar ou desembarcar.

TEM ALGUMA DÚVIDA?

Caso você precise de ajuda, pode enviar uma mensagem para o nosso Whatsapp (11) 96292-9448 que iremos te responder o mais prontamente possível. Caso prefira também pode enviar um email para sampamobilidade@gmail.com ou pode enviar um tweet.

PROVAS

No dia 5 de novembro, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Já no dia 12 de novembro, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e de Matemática e suas Tecnologias. Pela primeira vez o Exame Nacional do Ensino Médio será realizado em dois domingos consecutivos.

Se precisar de mais informações sobre o Exame Nacional do Ensino Médio, os candidatos podem ligar no telefone do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, que é o 0800-616161 ou acessar o site oficial https://enem.inep.gov.br.

E pra encerrar separei este vídeo do canal Assim falou o Umberto com dicas importantes de última hora para garantir que todo o seu ano de preparação para a prova não tenha sido em vão. Eu desejo uma boa prova a todos!

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS