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terça-feira, março 19, 2024

Linhas 7-Rubi e 11-Coral da CPTM recebem mais dois novos trens

Nesta segunda-feira, dia 6 de novembro, o secretário dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, e o presidente da CPTM, Paulo Magalhães, entregaram na Estação da Luz mais dois novos trens da CPTM do lote de 65 unidades compradas.

As composições, uma para a Linha 7-Rubi e outra para o serviço Expresso Leste da Linha 11-Coral, entraram em operação a partir das 11h decorados com fitas azuis em apoio à Campanha Novembro Azul, que alerta sobre a prevenção do câncer de próstata e os cuidados da saúde do homem.

Com mais essa entrega, são 24 novas unidades circulando, sendo 16 composições na Linha 7-Rubi e 8 composições na Linha 11-Coral. Assim, a CPTM dá continuidade ao processo de padronização da frota das linhas. O objetivo é oferecer trens modernos e com ar condicionado, com mais conforto aos passageiros.

Com 60,5 quilômetros de extensão, a Linha 7-Rubi é a maior da CPTM e liga a Estação da Luz a Jundiaí, com média de 425 mil passageiros transportados por dia útil. O trecho maior, com 39 km, vai da Luz até Francisco Morato e atende cerca de 395 mil passageiros/dia útil. Já a extensão entre Francisco Morato e Jundiaí tem 21,5 km e é utilizada em média por 30 mil passageiros/dia útil.

Com cerca de 700 mil passageiros transportados/dia útil, a Linha 11-Coral é a mais movimentada. Do total de 50,8 km de extensão, 24,2 km estão na capital e compreendem o trecho de Luz a Guaianases – o chamado Expresso Leste, que transporta em média 500 mil passageiros/dia útil. De Guaianases a Estudantes, são 26,6 km, e cerca de 200 mil passageiros transportados/dia útil.

OS NOVOS TRENS

As unidades fazem parte de um lote de 65 unidades: 35 encomendadas à empresa espanhola CAF e 30 à empresa sul-coreana Hyundai Rotem.

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência (contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio, além de espaço para cadeirantes). Também dispõem de monitores digitais internos com informações e interação das principais notícias sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

Os demais trens serão entregues ao longo dos próximos meses e entrarão em operação, após a realização de testes que são feitos nos sistemas elétricos, mecânicos e de sinalização. Dependendo das necessidades de ajustes que surgirem e do tempo de solução por parte do fabricante, os testes podem ser prolongados. As novas composições serão incorporadas para a renovação da frota de acordo com a necessidade operacional de cada linha.

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