20 de outubro é o Dia do Maquinista Ferroviário

0
101
maquinista ferroviário

No dia 20 de outubro é celebrado anualmente o Dia do Maquinista. Esta data é uma homenagem aos profissionais responsáveis pela condução dos transportes ferroviários no Brasil.

É uma profissão centenária, com uma rotina exaustiva, porém prazerosa. Uma profissão muitas vezes herança de família, passada de pai para filho, é mais do que uma profissão, um dom, um estilo de vida.

Também conhecido como Dia do Maquinista Ferroviário, esta data foi instituída através do Decreto de Lei de número 12.621, de 8 de maio de 2012.

No Estado de São Paulo, desde 2002, o Dia do Maquinista já havia sido oficializado através do Decreto de Lei de número 11.048, de 9 de janeiro de 2002. A proposta foi um projeto de lei do deputado federal Júlio Semeghini, que lembrou que apesar de todas as tecnologias disponíveis, o maquinista ainda é o grande responsável pelo trem.

A escolha do dia 20 de outubro para celebrar o Dia do Maquinista é uma homenagem à fundação da Associação Dos Maquinistas e Ferroviários de São Paulo, que foi inaugurada em 20 de outubro de 1907.

Infelizmente, o Brasil ainda não conta com uma grande malha ferroviária, o que seria um meio de transporte de grande auxílio no País, em razão de sua imensa dimensão territorial.

Aqui em São Paulo e região metropolitana, a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), conta com cerca de 1.500 profissionais que conduzem as inúmeras séries de trens e locomotivas que integram a frota das seis linhas (7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda, 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira).

No vídeo abaixo, o canal Café Ferroviário no YouTube compartilha sete passos para os interessados em se tornar um maquinista de viagem.

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO