Os trens da linha 1-Azul do Metrô de São Paulo circularam com redução de velocidade e maior tempo de parada, na manhã desta terça-feira (16). A circulação dos trens chegou a ficar totalmente paralisada em alguns trechos, conforme relatos dos passageiros.
O problema foi causado por uma falha elétrica entre as estações Sé e São Joaquim e entre as estações Saúde e Jabaquara, que começou por volta de 5h55, em pleno horário de pico, provocando superlotação em estações e atrasos, prejudicando a viagem dos passageiros.
Havia restrição de acesso dos passageiros às plataformas em diversas estações da linha 1-Azul, os passageiros tiveram que esperar para passar pelas catracas ou entrar nas estações. Na Estação Tucuruvi, na Zona Norte, vários passageiros ficaram do lado de fora, esperando autorização para entrar.
#MetrôSP – Situação da estação Sé sentido Jabaquara da @Linha1Azul_ neste momento.
📸: Luana Araujo. pic.twitter.com/YLiNgrJLjt— Metrô SP Noticiando (@metronoticiando) 16 de maio de 2017
A falha na linha 1-Azul também gerou reflexos entre as estações Corintians-Itaquera e Sé da linha 3-Vermelha, os trens circularam com redução de velocidade e em diversas estações havia restrição de acesso dos passageiros às plataformas.
A falha foi solucionada às 7h, porém os reflexos de lotação e lentidão continuaram após este horário. Na Estação Praça da Árvore, da Linha 1-Azul, apenas duas catracas de dez estavam liberadas, segundo o passageiro Vagner Rodrigues. Na Estação São Bento, a passageira Sandra Corrêa ficou cerca de 40 minutos parada dentro do trem.
Na Estação Tucuruvi, o passageiro Rodrigo Monteiro, relatou que após conseguir embarcar, o trem ainda ficou 18 minutos parado na plataforma.
#MetrôSP – Situação das estações Arthur Alvim e Guilhermina Esperança da @Linha3_Vermelha neste momento.
📸: Edna Amorim e Keissy Santello pic.twitter.com/dSwPYDGprK— Metrô SP Noticiando (@metronoticiando) 16 de maio de 2017
Entrada da estação Guilhermina #bomdiasp #metro #linha3vermelha @gloria_vanique #BDSP pic.twitter.com/tys3SqodQr pic.twitter.com/BU1AiaNkIV
— Flavia,Felipe & Manu (@flas2fe) 16 de maio de 2017
Na linha 1-Azul uma composição que seguia sentido Jabaquara parou pouco antes de desembarcar os passageiros na Estação São Joaquim.
Funcionários e seguranças do Metrô foram até a composição, orientaram todos os passageiros a descerem do trem e, orientados pelos seguranças, os passageiros seguiram pela passarela de emergência até a plataforma da Estação São Joaquim.
Confira no vídeo abaixo:
#MetrôSP – Vídeo gravado entre as estações Liberdade e São Joaquim da @Linha1Azul_.
📹: Ale Santana. pic.twitter.com/A3Ecx3u0Lj— Metrô SP Noticiando (@metronoticiando) 16 de maio de 2017
Por volta das 9h, a situação tinha sido totalmente normalizada nas linhas 1-Azul e 3-Vermelha. O Metrô informou para a rádio CBN que está apurando as causas da falha de energia e que não foi um problema da concessionária Eletropaulo, o problema foi interno.
Declaração de ocorrências
O Metrô colocou a declaração de ocorrências no site (http://www.metro.sp.gov.br/sua-viagem/declaracao-ocorrencias.aspx), referente a falha de energia na Linha 1-Azul, para quem precisa entregar como justificativa no trabalho.
Leia também: Motoristas e cobradores de ônibus suspendem paralisação para esta tarde
Avaliação do serviço
O aplicativo Move Cidade do Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) fornece ferramentas para avaliar questões importantes do sistema de transporte, como pontualidade, segurança, conforto, estado de conservação e outros quesitos do Metrô e da CPTM, além dos ônibus e ciclofaixas.
Ao dar nota para as rotas que utiliza, você ajuda a produzir dados para pressionar o poder público por melhorias, além de informar outros usuários sobre a qualidade de cada modalidade de transporte.
Baixe o aplicativo disponível para Android no link goo.gl/wEHXnR e ajude a melhorar o transporte público.
Avalie as estações de trem e metrô pelo celular. Baixe o aplicativo MoveCidade do @Idec. Disponível p/ Android: https://t.co/Vbml1hSNZA pic.twitter.com/TuqldVAArq
— Idec (@idec) 16 de maio de 2017
Redes Sociais
Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais:
Facebook: https://www.facebook.com/mobilidadesampa
Twitter: https://twitter.com/MobilidadeSampa
Instagram: https://www.instagram.com/mobilidadesampa