Grupo Coletivo Estopô Balaio apresenta “A Cidade dos Rios Invisíveis” a bordo de um trem

Proporcionar uma imersão na história dos bairros que margeiam a Linha-12 Safira da CPTM, despertando o encontro com a cultura popular da região, é a proposta do projeto “A Cidade dos Rios Invisíveis”. Com o olhar atento às manifestações de dança de rua, grafites e outras intervenções artísticas, serão realizadas viagens de trem monitoradas pelo grupo de artistas do Coletivo Estopô Balaio, no trecho entre as estações Brás e Jardim Romano.

Com sede no Jardim Romano, bairro da zona leste mais atingido pelas enchentes que assolaram aquela região em 2010, o grupo propõe um mergulho nas experiências retratadas pelos moradores. Iniciando com intervenções no interior dos trens, o projeto inclui roteiro a ser percorrido pelas ruas do Jardim Romano.

  • Acompanhe o Mobilidade Sampa também nas redes sociais: estamos no X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube e LinkedIn. Se preferir, participe dos nossos canais no WhatsApp e Telegram para receber atualizações em tempo real.
  • Tem um negócio? Anuncie aqui e alcance milhares de leitores! Saiba mais
  • Durante o trajeto de trem, os participantes ouvem, por meio de aparelho de áudio, cedido mediante entrega de RG, as narrativas sobre as paisagens avistadas pelos bairros em torno das estações (Brás, Tatuapé, Penha, Vila Cisper, Ermelino Matarazzo, São Miguel Paulista, Jardim Helena, Itaim Paulista e Jardim Romano).

    O projeto “A Cidade dos Rios Invisíveis” é inspirado no livro “Cidades Invisíveis”, do escritor italiano Ítalo Calvino. Na obra, o autor relata a memória das cidades visitadas por Marco Polo, que integravam o reino do imperador Kublai Khan.

    Esta é a segunda temporada do grupo Coletivo Estopô Balaio na CPTM. A peça é sobre os moradores do Jardim Romano, construída a partir de relatos e depoimentos sobre as enchentes na região. As histórias dos atores-moradores, repletas de experiências com resgates e ações solidárias dos vizinhos são algumas das memórias que compõe a dramaturgia.

    Com início na próxima sexta-feira, 29/4, as viagens serão realizadas até o dia 5 de junho, todas as sextas, sábados e domingos, a partir das 15h. Os ingressos são gratuitos (50 pessoas por viagem), mediante inscrição prévia no projeto, pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com.

    Evento: A cidade dos rios invisíveis

    Datas:
    Abril: 29 e 30
    Maio: 1, 6, 7, 8, 13, 14, 15, 27, 28 e 29
    Junho: 3, 4 e 5
    Sempre às sextas, sábados e domingos
    Horário: das 15h às 18h
    Ponto de Encontro: Espaço Cultural da Estação Brás da CPTM
    Obs.: as reservas devem ser feitas pelo e-mail acidadedosriosinvisiveis@gmail.com
    Informações: Telefone 3188-8936

    Deixe um comentário