15.1 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Fábrica de trens da Hyundai Rotem é inaugurada em Araraquara

Foi inaugurada oficialmente na manhã dessa quarta-feira (30) a unidade da empresa sul-coreana Hyundai Rotem, que fabricará trens em Araraquara. O governador Geraldo Alckmin e o prefeito Marcelo Barbieri prestigiaram a cerimônia e foram recepcionados pelo CEO Mundial da Hyundai Rotem, Seung Tack Kim.

Com investimentos de R$ 100 milhões, a nova fábrica foi construída às margens da Rodovia Antônio Machado Sant’Anna (SP-255), em uma área de 150 mil m², sendo 21 mil m² de área construída. A unidade de Araraquara é a segunda maior planta da empresa no mundo e atenderá o mercado nacional e toda a América Latina.

A empresa deve gerar cerca de 300 empregos diretos, com capacidade de produção de 200 carros por ano. A Hyundai Rotem já está em processo de produção de 240 carros para a CPTM e 136 carros para o Metrô de Salvador. A fábrica conta com tecnologia de ponta para a construção de trens.

O prefeito Marcelo Barbieri destacou o avanço que a empresa trará para a cidade e toda a região. “Em nome da população de Araraquara, agradeço a Hyundai Rotem pela confiança em nossa cidade. Esse dia entra para a história do município, que se tornará um grande polo ferroviário do Brasil. Trouxemos emprego e renda para a cidade, mesmo em tempos de crise. Sem o apoio do governador Geraldo Alckmin essa fábrica não seria possível”, discursou o prefeito. Marcelo também agradeceu o apoio do deputado estadual Roberto Massafera e da equipe da Investe São Paulo.

Hyundai-Rotem vai produzir em Araraquara até 200 vagões por ano (Foto: Fabio Rodrigues/G1)
Foto: A2img/Ciete Silvério
Foto: A2img/Ciete Silvério

O governador Geraldo Alckmin lembrou que a demanda no setor metroferroviário aumentará nos próximos anos. “O País tem o grande desafio de fazer voltar a crescer o modal metroferroviário. Nos próximos anos, o Estado de São Paulo necessitará de mais 1.100 carros para a região metropolitana e a Baixada Santista. Araraquara se destaca por abrigar uma fábrica moderna de trens, que trará ainda mais desenvolvimento”, afirmou Alckmin.

O CEO Mundial da Hyundai Rotem, Seung Tack Kim, reafirmou seu compromisso com a indústria ferroviária no Brasil. “A construção desta unidade durou 11 meses, conforme anunciamos em 2 de abril de 2015. Estamos empenhados em contribuir com o crescimento da indústria ferroviária no Brasil e que Araraquara seja referência no setor”, destacou.

Também presente ao evento, o embaixador da República da Coreia do Sul no Brasil, Jeong-Gwan Lee, comentou a importância social da empresa para Araraquara. “As relações entre Brasil e Coreia do Sul cresceram significativamente desde que os dois países estabeleceram relações diplomáticas, em 1959. Araraquara ganha muito com a inauguração da fábrica e uma importante parceira para projetos sociais realizados no município”, comentou o embaixador.

Para atrair esse grande investimento para a cidade, a Prefeitura de Araraquara contou com o apoio da Câmara Municipal. “O apoio do Poder Legislativo foi fundamental para a vinda da Hyundai Rotem para a cidade”, reiterou o prefeito.

A inauguração contou com a participação dos secretários de Estado Duarte Nogueira (Logística e Transportes) e Clodoaldo Pelissioni (Transportes Metropolitanos), do presidente da Hyundai Rotem Brasil, Sungha Jun, do presidente da Investe São Paulo, Juan Quirós, e do deputado estadual Roberto Massafera.

Foto: A2img/Ciete Silvério
Foto: A2img/Ciete Silvério
Foto: A2img/Ciete Silvério

Futuro

Durante o evento, o prefeito Marcelo informou que está programada para maio uma visita oficial à Coreia do Sul, organizada pelo secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni.

A visita terá como objetivo conhecer as instalações de uma universidade que oferece o curso de engenharia ferroviária e a proposta é firmar uma parceira para que este curso seja oferecido na Fatec que está em construção em Araraquara.

A Hyundai Rotem desde sua instalação na cidade tem consolidado como uma importante parceira da Prefeitura, especialmente em viabilizar cursos de qualificação de mão-de-obra no setor de atuação da empresa no Centro de Formação Profissional Professor Lourenço Arone, em parceria também com o Senai. No total são 10 cursos oferecidos, que contabilizam 50 alunos já formados e cerca de 80 matriculados nos cursos que estão em andamento.

Foto: A2img/Ciete Silvério
Fábrica produz trens para a CPTM em São Paulo e também para Salvador (SP) (Foto: Fabio Rodrigues/G1)

* Com informações do portal Região Destake

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    ESCREVA SEU COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS