18.3 C
São Paulo
quinta-feira, março 28, 2024

Bilhete Único Especial para trabalhador desempregado segue suspenso pela Prefeitura de São Paulo

O Bilhete Único Especial para os trabalhadores desempregados segue suspenso pela Prefeitura de São Paulo. A justificativa em 2016 foi um impedimento por causa das eleições municipais daquele ano.

A legislação proíbe que, em ano de eleição, a administração pública distribua bens, valores ou benefícios, exceto nos casos de calamidade pública, estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei já em execução orçamentária no exercício anterior. A Prefeitura de São Paulo não chegou a divulgar naquela época se consultou a Justiça Eleitoral sobre a concessão do benefício.

O decreto que criou o Bilhete Único Especial para Trabalhador Desempregado foi publicado em 9 de novembro de 2015. O cadastramento, no entanto, só passou a vigorar em 15 de fevereiro. O benefício seria válido por 90 dias e poderia ser solicitado no período de até três meses depois do fim do recebimento do seguro-desemprego. O beneficiário do programa poderia fazer até oito viagens por dia, durante os 90 dias.

O passe livre para os trabalhadores desempregados continua valendo nos trens da CPTM e do Metrô. A Justiça Eleitoral permite esse tipo de benefício, desde que ele já tenha sido autorizado por lei. No caso dos transportes metropolitanos, existe um decreto estadual de 1990 que garante esse direito aos desempregados.

Confira a nota da Prefeitura de São Paulo emitida em março de 2016 na íntegra:

“A Prefeitura de São Paulo decidiu suspender o credenciamento do Bilhete Único Especial para o Trabalhador Desempregado e consultar a Justiça Eleitoral sobre a possibilidade de manutenção do programa. A legislação proíbe que, em ano de eleição, a administração pública distribua bens, valores ou benefícios, exceto nos casos de calamidade pública, estado de emergência ou de programas sociais autorizados em lei e já em execução orçamentária no exercício anterior.

Por esse motivo e para evitar que uma medida importante para a população paulistana venha a ser considerada irregular, a Prefeitura consultará a Justiça sobre a concessão desse benefício.”

* Este post foi atualizado no dia 21 de janeiro de 2018 às 13h18

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS