22.1 C
São Paulo
sexta-feira, março 29, 2024

Aplicativo ajuda moradores a cobrar promessas da Prefeitura de São Paulo

Líderes comunitários e conselheiros de bairros ganharam há cerca de um ano uma ferramenta para vigiar o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad. Desde então, o aplicativo De Olho nas Metas é usado por representantes de todas as subprefeituras da capital paulista para acompanhar de perto a evolução de cada promessa da administração municipal.

Parte deles disseram ao jornal Folha de São Paulo que a ferramenta, criada pelo MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts), possibilitou um controle maior de cada obra em andamento e facilitou a cobrança aos responsáveis.

“A gente consegue acompanhar qual a porcentagem de cada meta e, em caso de atraso, perguntar o motivo para cada secretaria”, afirmou a conselheira participativa da subprefeitura da Sé, Dora Lima.

Ela elogia o sistema, mas disse que já sugeriu à Prefeitura de São Paulo para que o andamento das metas ocorra numa frequência maior – atualmente, feita a cada seis meses.

Mas, além de cobrar a administração pública, o aplicativo também pode ser usado como ferramenta de organização entre os moradores.

Após a sugestão de um engenheiro que mora no bairro, o conselheiro da Vila Mariana, José Roosevelt, iniciou uma campanha para mapear todas as calçadas com problemas no bairro.

“Tiramos fotos de buracos na calçada, árvores que possam atrapalhar os pedestres etc. Quando acabarmos, vamos fazer um planejamento para melhorar a mobilidade para pedestres e levar essa demanda à subprefeitura”, afirmou José Roosevelt.

Todas as informações obtidas no aplicativo já eram publicadas no site da Prefeitura de São Paulo, mas a diferença elas foram direcionadas com o interesse de cada região. Para ter acesso ao aplicativo, é necessário fazer um cadastro no site do programa.

José Roosevelt, por exemplo, monitora há seis meses apenas cinco metas relacionadas à região onde ele mora.

Uma delas é a instalação de um monumento para homenagear vítimas do golpe militar de 1964, que já foi entregue. A prefeitura também entregou as dois ecopontos e está em andamento a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento e um centro de acolhimento a moradores de rua.

Deixe seu comentário

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Mobilidade Sampa
    Mobilidade Sampahttps://mobilidadesampa.com.br
    O Mobilidade Sampa produz conteúdo sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana. Deseja entrar em contato conosco para sugestões de pauta ou anunciar? Envie um e-mail para contato@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317FollowersFollow
    28,236FollowersFollow
    439SubscribersSubscribe
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS