Programa de fidelidade troca embalagens vazias por crédito no Bilhete Único

514

Tem forma mais eficiente de incentivar a reciclagem do que oferecendo um benefício para o cidadão? No mundo perfeito as pessoas se engajariam por saber que é o melhor para todos, mas no mundo real ainda não é bem assim. Mas tudo bem, sabemos que é um processo.

É aí que entra iniciativas como o Retorna MachineTrata-se de um programa de fidelidade atrelado ao depósito de embalagens e garrafas vazias em máquinas instaladas em shoppings e estações de metrô em São Paulo – idéias parecidas estão sendo executadas também no Rio de Janeiro, onde os materiais recicláveis são trocados por passagem.

Participar do programa é simples. O usuário deve cadastrar gratuitamente uma conta no site ou aplicativo da Retorna Machine e depositar o material reciclável na máquina, que computa instantaneamente os pontos do benefício.

Resíduos PET valem 10 pontos (exceto copos de 300ml do mesmo material, que valem 5) e alumínio valem 15. A cada 100 pontos, o usuário pode resgatar R$ 0,35 em créditos no bilhete único, direto da máquina.

Os pontos de depósito de material reciclável estão instalados na estação Sé do metrô, rodoviária do Tietê e nos shoppings Butantã, Metrô Santa Cruz e Jardim Sul. Além dos créditos no bilhete único (para ser utilizado no pagamento de passagens no transporte público), usuários atendidos pela AES Bandeirantes, podem optar por descontos na conta de luz.

Nota: fiz as contas aqui e são necessárias 100 garrafas PET para acumular crédito suficiente para o pagamento de 1 passagem de ônibus. Mas é um começo né.

* Foto: Débora Spitzcovsky

Deixe seu comentário