Motocicletas serão fiscalizadas com radares pistola a partir desta quinta

Serão dez radares móveis operados por guardas civis municipais.
Radares vão fiscalizar velocidade dos motociclistas nas marginais.

A Prefeitura de São Paulo irá intensificar a fiscalização contra as motos nas marginais Tietê e Pinheiros com a volta do radar pistola a partir desta quinta-feira (10). Serão dez radares móveis que irão flagrar motociclistas em alta velocidade após a implantação da velocidade máxima nas marginais no dia 20 de julho deste ano.

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  • Diariamente, 40 guardas participarão da operação, em uma escala de seis horas. “Os nossos homens estão uniformizados e sempre estarão em dupla com uma viatura, então sempre haverá um guarda com atenção na segurança daquele que está operando o aparelho. O guarda já tem o preparo necessário para atuar em uma situação de agressão ou violência”, afirmou a inspetora Sandra Perticarrari, supertintendente de planejamento da GCM.

    Desde o final de agosto, agentes da GCM estão em treinamento para operar manualmente os medidores portáteis. Já estão formados 210 guardas, todos com autorização para atuar como agente de trânsito.

    Os radares pistola serão utilizados em 38 pontos nas duas vias.Desde o final de agosto, agentes da GCM estão em treinamento para operar manualmente os medidores portáteis. A guarda fiscalizará os limites de velocidade de acordo um uma logística preparada pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), utilizando cinco radares em cada uma das marginais.

    “Nos levantamentos realizados pela CET nas seis semanas após a redução das velocidades máximas permitidas nas marginais, verificamos que o índice é bastante alto de acidentes envolvendo motociclistas. São 82% do total de acidentes com vítimas. Daí a importância de um equipamento que priorize a fiscalização das motos, para a proteção de vidas”, explicou Valtair Valadão, diretor de operações da CET. Segundo Valadão, a velocidade alta aumenta a quantidade e intensifica a gravidade dos acidentes.

    Os radares têm alcance de 50 a 70 metros e registram imagens apenas de veículos acima do limite de velocidade. As informações registradas são processadas posteriormente pela CET, que valida os dados para a emissão das autuações.

    “Nós vamos retomar a fiscalização pelo radar pistola que fica na mão do agente de trânsito. Inclusive a recomendação que eu dei para o Tatto [secretário de Transportes] é que ele use a Guarda Civil Metropolitana pra esse fim também para proteger a vida do motociclista, que é a segunda maior vítima do trânsito de São Paulo”, afirmou o prefeito Fernando Haddad (PT), na semana passada. O pedestre é a maior vítima do trânsito na capital paulista.

    Anteriormente, os radares pistola eram usados somente para multar o motociclista que trafegava pela pista expressa da Marginal Tietê, o que é proibido. Agora os radares irão fiscalizar a velocidade das motos nas pistas local, central e expressa.

    Atualmente, pouco mais da metade dos radares instalado nas marginais é capaz de identificar a placa das motos, que está localizada na parte traseira do veículo.

    De acordo com a CET ( Companhia de Engenharia de Tráfego), dos 33 pontos fiscalizados por equipamentos fixos na Marginal Tietê, apenas 16 capturam a placa traseira. Já na Marginal Pinheiros, dos 32 locais fiscalizados por radares fixos, 23 também flagram motos. Ao todo são 80 radares nas marginais e 26 não registram a velocidade das motos.

    Fonte: G1 São Paulo

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