Campanha goma de mascar é relançada

131

Quarenta minutos. Esse é o tempo médio que a equipe de Higiene e Conservação da ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, leva para remover resíduos de goma de mascar de apenas uma das 100 escadas rolantes instaladas em suas sete estações.

Para continuar chamando a atenção dos passageiros contra o hábito de descartar goma de mascar de forma incorreta, quatro vídeos com novas animações chegam nesta terça-feira, dia 29, às centenas de monitores dos trens e estações da Linha 4-Amarela.

A campanha, que traz a mensagem Quando terminar, jogue sua goma de mascar no lixo, tem o objetivo de conscientizar os passageiros a jogar os resíduos da goma de mascar na lixeira, evitando, assim, o aspecto de sujeira e também situações desagradáveis para os demais usuários. Para reforçar a orientação, cada vídeo traz uma situação diferente. Um deles mostra uma passageira pisando no resto de uma goma de mascar.

Esforço extra

Na Linha 4-Amarela, por onde circulam diariamente mais de 700 mil pessoas, a equipe de Higiene e Conservação da ViaQuatro remove diariamente gomas de mascar do piso das estações e das plataformas, de escadas e esteiras rolantes, dos corrimãos e dos trens. Para auxiliar na remoção, a concessionária adquiriu uma máquina a vapor, mas que só pode ser usada durante a madrugada, quando não há fluxo de usuários.

As estações Butantã e Faria Lima são as mais afetadas pelo descarte incorreto dos resíduos.

A goma de mascar é considerada lixo orgânico, mas leva de 5 a 7 anos para se decompor na natureza, segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem).

A campanha também tem cartazes espalhados pelas estações com a mensagem educativa e setas coloridas que indicam as lixeiras.

Os vídeos da campanha podem ser vistos no site www.viaquatro.com.br

Deixe seu comentário

comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Please enter your comment!
Please enter your name here