Campanha goma de mascar é relançada

165

Quarenta minutos. Esse é o tempo médio que a equipe de Higiene e Conservação da ViaQuatro, concessionária que opera a Linha 4-Amarela de metrô, leva para remover resíduos de goma de mascar de apenas uma das 100 escadas rolantes instaladas em suas sete estações.

Para continuar chamando a atenção dos passageiros contra o hábito de descartar goma de mascar de forma incorreta, quatro vídeos com novas animações chegam nesta terça-feira, dia 29, às centenas de monitores dos trens e estações da Linha 4-Amarela.

A campanha, que traz a mensagem Quando terminar, jogue sua goma de mascar no lixo, tem o objetivo de conscientizar os passageiros a jogar os resíduos da goma de mascar na lixeira, evitando, assim, o aspecto de sujeira e também situações desagradáveis para os demais usuários. Para reforçar a orientação, cada vídeo traz uma situação diferente. Um deles mostra uma passageira pisando no resto de uma goma de mascar.

Esforço extra

Na Linha 4-Amarela, por onde circulam diariamente mais de 700 mil pessoas, a equipe de Higiene e Conservação da ViaQuatro remove diariamente gomas de mascar do piso das estações e das plataformas, de escadas e esteiras rolantes, dos corrimãos e dos trens. Para auxiliar na remoção, a concessionária adquiriu uma máquina a vapor, mas que só pode ser usada durante a madrugada, quando não há fluxo de usuários.

As estações Butantã e Faria Lima são as mais afetadas pelo descarte incorreto dos resíduos.

A goma de mascar é considerada lixo orgânico, mas leva de 5 a 7 anos para se decompor na natureza, segundo o Cempre (Compromisso Empresarial para a Reciclagem).

A campanha também tem cartazes espalhados pelas estações com a mensagem educativa e setas coloridas que indicam as lixeiras.

Os vídeos da campanha podem ser vistos no site www.viaquatro.com.br

Deixe seu comentário