17.2 C
São Paulo
sexta-feira, abril 19, 2024

Estação Tatuapé da CPTM recebe 6ª edição de Sarau

​Em comemoração ao Dia da Abolição da Escravidão, celebrado em 13 de maio, a sexta edição do “Sarau até Quarta…” fará uma homenagem póstuma à escritora Carolina de Jesus. O evento acontecerá na quarta-feira da próxima semana (13), a partir das 19h, no mezanino da Estação Tatuapé, na Linha 11-Coral.

O evento terá a participação especial da escritora Débora Garcia, que é poetisa e autora de “Coroações – Aurora de Poemas”, além de cantora, atriz, gestora cultural e assistente social. Desde 2009, atua na Associação Cultural Literatura do Brasil, tendo sido sua presidente de 2012 a 2014. Publicou textos em diversas antologias voltadas à literatura negra e periférica. Débora fará uma homenagem à autora Carolina Maria de Jesus.

Outro convidado desta edição é o músico, compositor e intérprete Victor Lima, de Guarulhos, cuja música transcreve poesia, romantismo e muita energia.

Para participar, basta querer dançar, ler poesias, crônicas, trechos de livros ou cantar algo, autoral ou não. As inscrições são feitas durante as apresentações. Essa é a primeira vez que o “Sarau até Quarta…” será realizado na Estação Tatuapé.

Sobre a escritora homenageada

A mineira Carolina Maria de Jesus é a autora homenageada de maio. A obra mais famosa da autora negra se chama “Quarto de despejo”. É um diário no qual ela conta os detalhes do cotidiano dos moradores da favela e descreve os fatos políticos e sociais de sua época.

Com linguagem simples, o livro relata como as pessoas pobres cometem atos desesperados para conseguir comida para a família. O diário foi traduzido para treze idiomas e tornou-se um best-seller na América do Norte e na Europa.

O sarau

Realizado uma vez por mês, às quartas-feiras, a ação cultural que visa aproximar o público da literatura e da arte, contribuindo para despertar a aptidão cultural e a revelação de talentos entre os usuários da CPTM.

As edições anteriores, realizadas desde dezembro/2014, reuniram mais de 130 participantes no Espaço Cultural da Estação Brás. Eles deixaram a timidez de lado e apresentaram suas criações, intensificando a troca de experiências com o público.

A ação é fruto da parceria da CPTM com os produtores culturais Andréia Gonçalves Garcia (autora do blog “A Viajante do Trem”) e Sidney Leal (autor do livro “Sussurros da Noite”).

A CPTM promove inúmeras ações culturais que visam despertar as pessoas para o prazer da leitura, como o projeto Livro Livre, realizado em diversas estações anualmente. O objetivo é ocupar os espaços públicos com atividades que incentivem o hábito da leitura, além de ampliar o acesso dos usuários às manifestações artísticas.

Serviço:

Evento: Sarau até Quarta

Local: Espaço Cultural CPTM (Estação Tatuapé)

Data: 13/05/2015

Horário: 19h às 20h30

MOBILIDADE SAMPA

Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais e fique informado sobre a mobilidade urbana de São Paulo e Região Metropolitana:

  • Twitter
  • Instagram
  • Telegram
  • Facebook
  • YouTube
  • LinkedIn
  • Eduardo Paulino
    Eduardo Paulinohttps://eduardopaulino.com
    Paulistano, empresário, aquariano e prestativo. É apaixonado pelos temas marketing digital, mobilidade urbana, recursos humanos e empreendedorismo. É o criador dos sites de mobilidade do Grupo PLN. Quer entrar em contato com o Eduardo? Conecte com ele no LinkedIn ou envie um e-mail para eduardo@mobilidadesampa.com.br.

    ÚLTIMOS POSTS

    SIGA-NOS

    6,317SeguidoresSeguir
    28,236SeguidoresSeguir
    439InscritosInscrever
    PUBLICIDADE

    ÚLTIMOS POSTS