Linha 11-Coral da CPTM recebe novo trem

Entrega faz parte da renovação da frota da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

A Linha 11-Coral (Luz-Guaianazes) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) ganhou mais um trem nesta segunda-feira, 23. A entrega completa o lote de nove composições da série 9000 em operação. Toda a frota da CPTM está sendo renovada e 105 novas composições já foram entregues.

A entrega foi feita pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário de Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, na Estação da Luz. Alckmin destacou que os trens são mais modernos e com maior motorização. “Os trens mais antigos tinham 33% de motorização, de cada três carros, um era motorizado. Agora é 50%, a cada dois carros um é motorizado, e todos com ar condicionado”, afirmou.

Com salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), os trens possuem monitoramento com câmeras na parte externa e interna e são acessíveis para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência. Contam com sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, mapa dinâmico e áudio e espaço para cadeirantes.

Alckmin lembrou que 76% dos carros da CPTM possuem ar condicionado. “A meta com mais 65 trens que já estão em fabricação é ter 96% dos trens da CPTM com ar condicionado”, destacou.

Renovação da frota

Toda a frota da CPTM está sendo renovada. Além das 105 novas composições já entregues, estão em fabricação mais 65 trens para atender todas as linhas. As novas composições atenderão todas as linhas, de acordo com o aumento da demanda, obedecendo aos processos de expansão e modernização de cada linha.

Foto: A2 Fotografia / Diogo Moreira
Foto: A2 Fotografia/Diogo Moreira
Foto: A2 Fotografia / Diogo Moreira
Foto: A2 Fotografia/Diogo Moreira
Foto: A2 Fotografia / Diogo Moreira
Foto: A2 Fotografia/Diogo Moreira

Do Portal do Governo do Estado