No mês do Folclore, Estação Dom Bosco recebe manifestações culturais

Para celebrar o folclore brasileiro, a CPTM promoverá neste mês uma série de apresentações culturais na Estação Dom Bosco, que atende a Linha 11-Coral (Luz – Guaianases).

Na noite desta quarta-feira, dia 10, a Roda de Samba de Bumbo, organizada pelo Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes, abrirá as festividades encantando o público por meio da dança, do canto, do ritmo e da literatura popular, das 19h às 21h.

  • Viu algo no trânsito? Acidente, congestionamento ou falha no transporte? Envie agora no WhatsApp (11) 96292-9448 ou marque @mobilidadesampa. Sua informação ajuda milhares de pessoas em tempo real!
  • Siga o Mobilidade Sampa: X/Twitter, Facebook, Instagram, YouTube, LinkedIn, WhatsApp e Telegram.
  • Quer anunciar? Impulsione sua marca! Saiba mais.
  • O samba de bumbo é um dos batuques que influenciaram o samba paulista. Tradicional das cidades de Santana de Parnaíba e Pirapora do Bom Jesus, é uma manifestação cultural de grande interação. A boa notícia é que, a partir de setembro, começará o projeto Samba na Linha, com apresentação do grupo Cordão Folclórico de Itaquera Sucatas Ambulantes. As atividades serão na primeira quarta-feira de cada mês, sempre no mesmo horário.

    Na quinta-feira, dia 11, a estação receberá a Exposição Bonecos de Rua, que reúne sete bonecões confeccionados pelos artistas do grupo Cordão Folclórico Sucatas Ambulantes. Cavaletes com descrições sobre as técnicas usadas e nome dos personagens complementarão a mostra.

    Encerrando as comemorações do mês do Folclore, no sábado, dia 20, será realizado o cortejo da 7ª Festa do Folclore Sucatas Ambulantes, a partir das 15h. Na ação, os sete bonecões se integrarão ao cortejo que percorrerá a passarela externa da Estação Dom Bosco. A festa propõe uma reflexão sobre o que é folclore e sua importância.

    Criada com o objetivo de valorizar as ricas histórias e os maravilhosos personagens do folclore nacional, a data de 22 de agosto é considerada desde 1965, Dia do Folclore Nacional. De origem inglesa, a palavra folclore une os termos “folk”, que significa povo, e “lore”, cultura.

    As atividades na Estação Dom Bosco são resultado da parceria entre a CPTM e o Núcleo Sociocultural Humaitá, localizado na rua Botuporã, 189, no bairro Itaquera.

    Serviço:

    Roda de Samba de Bumbo
    Dia 10/08, quarta-feira, das 19h às 21h
    Local: calçada da Estação Dom Bosco, em frente à Av. Sabbado D’Angelo

    Exposição de Bonecos de Rua
    De 11/08 a 08/09, diariamente, das 4h à meia-noite
    Local: Estação Dom Bosco

    Cortejo da 7ª Festa do Folclore Sucatas Ambulantes
    Dia 20/08, sábado, a partir das 15h
    Local: passarela externa da Estação Dom Bosco

  • Siga o Mobilidade Sampa: BlueSky e Threads.
  • Vai viajar? Economize 30% no seguro. Use o cupom TBTCOM30 e proteja sua viagem. Contratar agora!
  • Sua marca ao lado de quem informa a cidade em tempo real. Participe do Mobilidade 24 Horas!
  • Deixe um comentário