​CPTM aumenta número de viagens da Linha 13-Jade

A partir da próxima segunda-feira, 4 de abril de 2022, os trens da Linha 13-Jade da CPTM passarão a circular com um intervalo médio de 15 minutos, de segunda a sexta-feira até meia noite e aos sábados até 21h.

Isso significa que com a redução pela metade no intervalo médio, haverá um acréscimo de 40 viagens por dia entre as estações Engenheiro Goulart e Aeroporto-Guarulhos, beneficiando mais de 10 mil passageiros todos os dias, em cada sentido.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • “Essa medida tem como principal objetivo melhorar as condições dessa importante linha para beneficiar os passageiros que vivem e trabalham em Guarulhos”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

    O Expresso Aeroporto, que liga a Estação da Luz à Estação Aeroporto-Guarulhos em cerca de 30 minutos, permanece inalterado, com viagens de hora em hora a partir das 5h.

    Operação Automática de Trens

    A Linha 13-Jade implantou, em novembro de 2021, um novo sistema de Operação Automática dos Trens (ATO).

    Com a implantação, os trens passam a receber comandos do Centro de Controle Operacional (CCO), como controle de velocidade, de parada programada nas plataformas, de abertura e fechamento de portas e o tempo de abertura das portas nas plataformas. Para isso, existe o controle automático do sistema, com a comunicação da via com o trem para o correto posicionamento das composições ao longo da via.

    “Esses comandos melhoram a performance do trem e contribuem no controle da viagem programada. Em qualquer intercorrência, tanto o CCO quanto o maquinista podem atuar na devida correção”, afirma Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM.