O horário do meio-dia se tornou o mais movimentado na Região Metropolitana de São Paulo, com 5,2 milhões de viagens diárias, passando os horários de picos da manhã e da tarde, de acordo com os resultados da Pesquisa Origem Destino 2017, apresentados pelo Metrô de São Paulo nesta quarta-feira, dia 3 de julho.
O horário do almoço se consolidou como um novo horário de pico, com 5,2 milhões de viagens diárias. São mais viagens do que nos horários da manhã e da tarde pic.twitter.com/MM8nrxdkwB
— Metrô de São Paulo (@metrosp_oficial) 3 de julho de 2019
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Esse número representa um aumento de 30% em relação a 2007, ano da pesquisa anterior, e considera viagens feitas por modo motorizado ou não. Os picos da manhã e da tarde registraram 4,5 milhões e 4 milhões de viagens, respectivamente, na Pesquisa Origem Destino 2017. As viagens motorizadas são aquelas feitas por metrô, trem, ônibus, automóveis e motocicletas, sendo as não motorizadas realizadas por bicicleta ou a pé.
Todos os dias são feitas 42 milhões de viagens na região metropolitana de SP. 15 milhões delas são por transporte coletivo pic.twitter.com/uw2cxKMMmA
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Outro destaque da pesquisa foi a redução de 10% do tempo médio de viagem das pessoas nos transportes coletivos na Grande São Paulo. A média atual fica em 60 minutos, contra 67 minutos em 2007. De forma geral, o tempo médio das viagens em todos os modos caiu 14%: de 39 para 34 minutos, entre 2007 e 2017. A maior queda ocorreu nos modos não motorizados (bicicleta ou a pé), cujo tempo médio caiu 24%, passando de 17 para 13 minutos.
O tempo médio das viagens em todos os modos caiu 14%: de 39 para 34 minutos pic.twitter.com/VskY5Gvgqj
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Nas viagens motorizadas, o resultado final da Pesquisa Origem Destino 2017 consolidou o grande aumento das viagens por transporte sobre trilhos (metrô e trem). A taxa de crescimento de 53% neste sistema está relacionada aos altos investimentos na ampliação da rede de metrô, que cresceu 46% (28,4 quilômetros) entre 2007 e 2017, saindo de 61,4 para 89,8 km de extensão, e também na melhoria da CPTM.
As viagens sobre trilhos (Metrô e @CPTM_oficial) no período aumentaram 53%. No mesmo período a malha metroviária aumentou 28,4 km pic.twitter.com/IpmQcKIwxu
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O grande destaque ficou com as viagens de táxi, que apresentaram crescimento de 414%, impulsionadas pela entrada em operação dos serviços demandados por aplicativos, com representatividade de 79% do total de viagens desse modo. Já o automóvel mantém a dianteira como o responsável pela maior quantidade de viagens diárias: 11,3 milhões por dia.
Também cresceram bastante (414%) as viagens de táxi e carros de aplicativos pic.twitter.com/txPc44FUQr
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De 2007 a 2017, o uso das bicicletas aumentou 24%, passando de 304 para 377 mil viagens por dia. Desse total, 50% foi por motivo de distância curta.
O aumento dos deslocamentos feitos pelas mulheres através do transporte coletivo também chamou a atenção, com aumento de 10%, superando o índice de viagens do gênero masculino, que diminuiu 3%, no período de 10 anos.
O número de mulheres usando o transporte coletivo cresceu. Hoje, no Metrô, elas já são maioria pic.twitter.com/iZLoidsADS
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A apuração foi feita relacionando a quantidade de viagens com o número de habitantes da Região Metropolitana de São Paulo. No Metrô as mulheres já representam 56% dos passageiros transportados.
A pesquisa também indicou que, entre 2007 e 2017, a população na região metropolitana de SP cresceu 6,6% e o emprego, 3,3% pic.twitter.com/GKyOzf2UH8
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A Pesquisa Origem Destino
Essa é a sexta edição da Pesquisa Pesquisa Origem Destino – o maior levantamento de mobilidade urbana realizado no Brasil. Os dados são apurados a cada 10 anos pelo Metrô e, a partir dos resultados, é possível entender a mobilidade e a forma como as pessoas se deslocam na Região Metropolitana de São Paulo.
Isso possibilita o mapeamento dos deslocamentos e das atividades econômicas da Grande São Paulo para o planejamento do transporte público.
A Pesquisa Origem Destino é uma ferramenta estratégica para a gestão eficiente. Com o levantamento e o entendimento dos fluxos diários daqueles que estudam, trabalham, compram, vendem e passeiam, o Estado de São Paulo, as prefeituras municipais e até mesmo o Governo Federal podem desenvolver políticas públicas de saúde, educação, segurança pública e desenvolvimento urbano.
Com a expertise de realizar a maior pesquisa de mobilidade do país há 5 décadas, o Metrô de São Paulo poderá prestar consultoria para a realização de levantamentos similares em outros estados, que podem ser aplicados em projetos a favor da infraestrutura de crescimento e atendimento à população, também auxiliando na organização do espaço urbano.
Na edição de 2017, foram 11 meses de trabalho para a coleta das informações com mais de 156 mil pessoas nas 39 cidades que formam a Região Metropolitana de São Paulo. As entrevistas foram feitas em residências, rodovias, aeroportos e terminais rodoviários.
O relatório final e o banco de dados completo estão disponíveis no site oficial do Metrô.