O Metrô de São Paulo opera com frota reforçada durante todo o mês de dezembro para atender o aumento de usuários provocado pelas compras de Natal. Estações localizadas em regiões centrais, como São Bento e Brás, recebem atenção especial devido ao grande fluxo de pessoas em busca de presentes. Além disso, o efetivo de agentes de segurança aumenta para garantir uma viagem segura a todos os passageiros.
Dicas para uma viagem segura no metrô durante as compras de Natal
Os passageiros podem colaborar para a segurança no metrô adotando algumas medidas simples. Evitar áreas aglomeradas nas plataformas, principalmente nas estações próximas a regiões de comércio intenso, como 25 de Março e Brás, ajuda a manter o ambiente mais tranquilo. Ao embarcar, recomenda-se dirigir-se ao corredor do vagão, evitando ficar próximo às portas do trem.
A atenção redobrada nas escadas rolantes também contribui para evitar acidentes. Manter distância segura, usar o corrimão, segurar a mão das crianças e evitar excesso de bagagem nas escadas são cuidados essenciais. Transportar volumes com dimensões superiores a 150x60x30 cm ou que causem transtorno aos demais passageiros está proibido.
Comportamentos que comprometem a segurança
Correr nas plataformas ou escadas rolantes aumenta o risco de tombos e tropeços, por isso, pressa e segurança não combinam. Sentar-se no chão, degraus, muretas ou deitar-se no piso das estações e trens oferece risco de acidentes e atrapalha a circulação das pessoas.
Manter os pertences pessoais seguros evita furtos. Evitar expor objetos de valor, como carteiras e celulares, em locais de aglomeração é fundamental. Bolsas e mochilas devem ser carregadas junto ao corpo para maior proteção.
- Leia também: Governo de SP orienta municípios com pesquisas de deslocamento para planejamento da mobilidade urbana
Respeito à sinalização e canais de atendimento no metrô
Respeitar a sinalização das estações e trens evita confusões e incômodos. Prestar atenção às placas de orientação ajuda a manter a organização. Nunca ultrapasse a faixa amarela da plataforma antes do trem abrir as portas.
Em caso de dúvidas, os passageiros podem consultar funcionários ou ligar para a Central de Atendimento do Metrô pelo telefone 0800-770-7722, disponível das 5h à meia-noite. Se presenciar comportamentos inadequados, recomenda-se denunciar a um funcionário, pelo aplicativo Metrô Conecta ou pelo SMS (11) 9 7333 2252. Os agentes de segurança estão preparados para atender qualquer ocorrência.
Funcionamento especial do metrô no período de Natal
Além do reforço na frota e segurança, algumas linhas do Metrô começam a funcionar 24 horas aos sábados, facilitando o deslocamento dos usuários durante o período de maior movimento. Essa medida contribui para a fluidez do transporte e o conforto dos passageiros que utilizam o metrô para as compras de Natal.
