Governo de SP orienta municípios com pesquisas de deslocamento para planejamento da mobilidade urbana

A Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM) de São Paulo lançou um infográfico e uma cartilha orientativa que auxiliam municípios das regiões metropolitanas no planejamento da mobilidade urbana. Esses materiais compartilham a experiência acumulada pela STM e suas vinculadas, como o Metrô de São Paulo, na realização da Pesquisa Origem e Destino (OD), ferramenta essencial para entender os deslocamentos da população.

Importância da pesquisa para a mobilidade urbana

A Pesquisa Origem e Destino funciona como um “raio-X da mobilidade”, diagnosticando como, por que, quando e com quais meios as pessoas se deslocam. Ela coleta dados sobre número e motivo das viagens, modos de transporte utilizados, horários, origens e destinos, além do perfil socioeconômico dos usuários. Essas informações fundamentam o desenvolvimento de Planos de Mobilidade Urbana (PMUs), o redesenho de linhas de transporte coletivo, a projeção de demandas futuras e a identificação de gargalos na infraestrutura.

  • Você viu algum acidente na estrada ou no trânsito? Pegou congestionamento? Deu problema no ônibus? Observou falha no Metrô, CPTM, ViaMobilidade ou ViaQuatro? Viu incêndio? Marque @mobilidadesampa no Twitter/X ou nos Stories do Instagram ou envie mensagem para o nosso WhatsApp (11) 96292-9448. A sua informação pode ajudar outro passageiro ou motorista!
  • Siga o Mobilidade Sampa nas redes sociais: estamos no Twitter/X, Facebook e Instagram. Se inscreva em nosso canal no YouTube. Siga também o nosso canal no WhatsApp ou Telegram.
  • Você tem um negócio ou marca e deseja anunciar? Anuncie em nosso site ou redes sociais e impulsione sua marca para o topo! Saiba mais aqui.
  • Capacitação para gestores municipais

    A cartilha e o infográfico oferecem uma visão acessível sobre os fundamentos, metodologias e aplicações práticas da pesquisa. Eles abordam desde a entrevista domiciliar e análise socioeconômica até o planejamento técnico, incluindo definição de zonas de tráfego, dimensionamento da amostra e coleta de dados. Além disso, exploram metodologias complementares que utilizam tecnologias como dados de telefonia móvel e aplicativos.

    Epaminondas Duarte Júnior, coordenador da Coordenadoria de Planejamento e Gestão (CPG) da STM, destaca que compreender o cenário de forma ampla é fundamental para um bom planejamento da mobilidade urbana. Com esses materiais, gestores municipais podem sair do campo da suposição e adotar um planejamento baseado em evidências, justificando tecnicamente investimentos e políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população.

    Pesquisa de deslocamento para planejamento da mobilidade urbana nas regiões metropolitanas

    O lançamento ocorre em momento estratégico, com a STM iniciando uma rodada de pesquisas de deslocamento em todas as regiões metropolitanas do estado, começando pela Região Metropolitana de Jundiaí. Os dados coletados são fundamentais para a elaboração do Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), que orienta investimentos e políticas públicas de mobilidade para as próximas décadas.

    A STM atua na articulação entre municípios para promover a integração dos sistemas de transporte, buscando soluções mais sustentáveis e eficientes para a mobilidade urbana. O infográfico e a cartilha estão disponíveis para consulta e download gratuitos no site da STM.

    Sobre a Secretaria dos Transportes Metropolitanos

    A STM tem como missão formular políticas públicas que assegurem a mobilidade urbana integrada, segura, acessível e sustentável, garantindo o direito social ao acesso ao transporte. A pasta é referência no planejamento e gestão do transporte metropolitano de passageiros, que diariamente transporta cerca de 8,5 milhões de pessoas em dias úteis. Vinculadas à STM, estão a CPTM e o Metrô de São Paulo.

  • Siga o Mobilidade Sampa também nas seguintes redes sociais: estamos no ThreadsBlueskyLinkedIn
  • Deixe um comentário