A Toyota do Brasil expressa gratidão pelas manifestações de apoio recebidas de autoridades, parceiros e colaboradores após o incidente que atingiu a planta de motores de Porto Feliz.
A empresa reafirma seu compromisso com a indústria nacional e detalha o plano de retomada das operações de forma segura e organizada.
A partir de 3 de novembro, a produção de veículos nas fábricas de Sorocaba e Indaiatuba reiniciará gradualmente com o uso de motores e peças importados.
Nesta primeira fase, a empresa concentrará a produção nas versões híbridas do Corolla e do Corolla Cross, destinados aos mercados interno e externo.
O plano de novembro e dezembro inclui a recuperação dos volumes não produzidos entre 23 de setembro e 31 de outubro.
A unidade de Porto Feliz ainda não tem data definida para o retorno. Já que os trabalhos se concentram na avaliação de danos e na transferência temporária de equipamentos.
Durante esse período, a suspensão de contrato de trabalho (lay-off) será aplicada apenas aos colaboradores dessa planta. Enquanto os times de Sorocaba e Indaiatuba retornam às atividades em 21 de outubro, após as férias emergenciais.
Em janeiro de 2026, a produção de veículos com motores convencionais voltará a ocorrer normalmente. Contemplando os modelos Corolla, Corolla Cross e Yaris Hatch (voltado à exportação).
O ritmo de produção aumentará progressivamente até fevereiro.
A empresa segue em fase de preparação para o lançamento do Yaris Cross e divulgará a data futuramente.
Com apoio da matriz e de suas afiliadas globais, a Toyota do Brasil reforça o compromisso com a recuperação das operações, a segurança de seus colaboradores e a entrega de soluções de mobilidade sustentável para toda a região da América Latina e Caribe.
