Mais de 70 motoristas de ônibus do transporte coletivo municipal de Mogi das Cruzes participaram de uma capacitação que buscou promover empatia e inclusão no trânsito. A ação, promovida pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Trânsito, permitiu que os condutores experimentassem na prática as dificuldades enfrentadas por passageiros com deficiência e mobilidade reduzida.
Capacitação de motoristas de ônibus para inclusão e respeito
O curso, intitulado “Trânsito e Cidadania: o motorista como agente de inclusão”, iniciou com uma aula teórica no Auditório Municipal. Durante a formação, os motoristas de ônibus receberam orientações sobre regras de trânsito, respeito e responsabilidade, com foco especial no atendimento a passageiros com deficiência, idosos, gestantes e pessoas com mobilidade reduzida.
O secretário municipal de Mobilidade e Trânsito, Ary Kamiyama, destacou a importância do treinamento: “Todos os passageiros merecem o mesmo respeito e cuidado. Alguns precisam de atenção diferenciada, o que interfere diretamente na segurança e conforto no transporte público. Por isso, temos realizado diversos treinamentos com os motoristas.”
- Leia também: Mogi das Cruzes amplia pontos de ônibus com abrigo
Simulações práticas para motoristas de ônibus vivenciarem desafios dos passageiros
Após a parte teórica, os motoristas de ônibus participaram de simulações no estacionamento da Prefeitura. Eles embarcaram com pesos nas pernas, usaram cadeiras de rodas, tiveram vendas nos olhos e enfrentaram situações como ônibus lotado e freadas bruscas propositalmente feitas durante o trajeto.
Essas experiências permitiram que os condutores sentissem na pele as dificuldades que os usuários enfrentam diariamente. Eduardo Lima, motorista com sete anos de experiência, avaliou o treinamento como muito positivo. “No dia a dia, a gente acaba entrando no automático e se esquecendo de se colocar no lugar do outro. Ficar em pé no ônibus durante a simulação e passar pelas freadas bruscas foi desconfortável.”
Marcondes da Silva, motorista há duas semanas, também comentou: “Essa simulação mostrou que a hostilidade é estressante tanto para os motoristas quanto para os passageiros.”
Ações contínuas para aprimorar o trabalho dos motoristas em Mogi das Cruzes
Desde janeiro, a Prefeitura de Mogi das Cruzes realiza diversas ações para melhorar o transporte público. Entre elas, destaca-se a renovação da frota com veículos modernos, acessíveis e menos poluentes. Além da revitalização dos pontos de ônibus e reforço na fiscalização de horários e itinerários.
Além disso, a Prefeitura promove treinamentos constantes para motoristas de ônibus. Até o início de novembro, 521 condutores das empresas CS Brasil e Princesa do Norte já participaram das aulas oferecidas pela equipe de educação para o trânsito da Secretaria de Mobilidade.
Essas iniciativas reforçam o compromisso com a qualidade do serviço e a valorização dos motoristas de ônibus, que atuam diretamente na segurança e no conforto dos passageiros.
