A concretagem da aduela de fechamento no sentido capital da Ponte Guilherme de Almeida, em Barueri, marcou um dos momentos mais importantes das obras realizadas pela ViaOeste na rodovia Castelo Branco (SP-280).
A atividade, concluída na última quinta-feira (23), simbolizou o “beijo” da estrutura, quando os dois lados da ponte se encontram e formam o tabuleiro principal.
Essa etapa representa um avanço decisivo na implantação das pistas marginais da Castelo Branco, entre os quilômetros 22 e 27.
O fechamento do lado Oeste ocorreu em agosto, e agora, com o lado Leste concluído, o tabuleiro estrutural está totalmente conectado.
As próximas fases incluem a construção de guarda-rodas, pavimentação, sinalização e iluminação, com previsão de término no início de 2026.
A intervenção, supervisionada pela ARTESP, utilizou alta tecnologia construtiva, com 65 aduelas lançadas no sentido Oeste e 58 no sentido Leste.
Cada uma das pontes terá 69 aduelas, incluindo peças de partida e fechamento.
O processo de concretagem dos vãos centrais exige precisão e representa uma das etapas mais complexas da obra, que coloca a ponte entre as maiores em balanço sucessivo da América Latina.
A obra integra o projeto de duplicação das marginais da Castelo Branco, conduzido pela ViaOeste e ARTESP.
O investimento de R$ 1 bilhão contempla também os trevos de Alphaville e Barueri, ampliando a capacidade viária. E melhorando o acesso a vias como a Alameda Rio Negro, Avenida Tamboré e Estrada da Aldeinha.
O projeto impulsiona a mobilidade urbana e o desenvolvimento econômico da Região Metropolitana de São Paulo.
Movimento Afaste-se
A ViaOeste reforça ainda a campanha Movimento Afaste-se, que orienta motoristas a mudar de faixa ou reduzir a velocidade ao se aproximarem de atendimentos no acostamento.
A ação contribui para a segurança dos profissionais que atuam nas rodovias e dos motoristas que trafegam pelos trechos em obras.
