Passageiros que utilizam o bilhete QR Code para acessar as estações de metrô e trem de São Paulo enfrentaram dificuldades na manhã desta segunda-feira (04/11). Uma instabilidade no sistema da Autopass, responsável pela emissão dos bilhetes digitais, causou falhas na leitura dos códigos nas catracas, impedindo o acesso de muitos usuários.
A falha, que ocorreu por volta das 4h40, afetou as linhas do Metrô, CPTM, ViaMobilidade e ViaQuatro. Usuários relataram longas filas e demora para acessar as plataformas.
Participe dos canais do Mobilidade Sampa: X (antigo Twitter), Facebook, Instagram, Threads, Bluesky, YouTube, LinkedIn ou canais no WhatsApp e Telegram
Orientações e soluções
Diante da situação, a Autopass orientou os funcionários das estações a liberarem a entrada dos passageiros que apresentavam o QR Code, mesmo com a falha na leitura. As equipes da empresa também foram acionadas para atuar presencialmente nas estações onde a retomada do sistema não foi automática.
A situação foi normalizada por volta das 9h30, após a resolução da instabilidade no sistema.
Bilhete Único sem problemas
É importante ressaltar que a falha afetou apenas os usuários do bilhete QR Code. Quem utilizou o Bilhete Único não enfrentou problemas para acessar as estações.
Causas da falha
A Autopass informou que houve uma instabilidade no sistema que sincroniza remotamente as catracas, o que gerou problemas na leitura dos QR Codes. A empresa trabalha para identificar as causas da falha e evitar que situações semelhantes ocorram no futuro.