Prefeitura de São Paulo repassa R$ 29,5 milhões para nova fase do BRT Radial Leste

A Prefeitura de São Paulo destinou R$ 29,5 milhões para avançar na construção do trecho 2 do BRT Radial Leste, um sistema de ônibus rápidos de alta capacidade na zona Leste da cidade. A SPObras, empresa municipal, será responsável por fiscalizar e gerenciar o desenvolvimento deste trecho do projeto. O prazo para a finalização desta fase é de seis meses.

O trecho 2 do BRT Radial Leste compreende 3,1 km entre a Rua Almirante Brasil e a Rua Armando Gardenghi. O sistema completo terá 9,74 km divididos em três trechos e, quando finalizado, deverá atender 400 mil passageiros por dia.

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  • Além disso, a prefeitura assinou nesta quarta-feira (21) um contrato de R$ 108 milhões para a construção do trecho 1 do BRT Radial Leste, que se estende do Terminal Parque Dom Pedro II até a Rua Almirante Brasil/Rua Professor Miguel Russiano, em Aricanduva, com 2,1 km de extensão. As obras deste trecho têm prazo de conclusão de 18 meses, com previsão de término em 2026.

    O BRT Radial Leste, que deveria estar pronto há mais de dez anos, é parte dos planos de corredores da prefeitura, mas não será entregue até o final da atual gestão em 2024. O sistema completo incluirá os seguintes trechos:

    • Trecho 01: Terminal Parque Dom Pedro II até a Rua Professor Miguel Russiano, em Aricanduva (2,8 km).
    • Trecho 02: Rua Almirante Brasil até a Rua Armando Gardenghi (3,1 km).
    • Trecho 03: Rua Armando Gardenghi até a Rua Professor Miguel Russiano (3,84 km).

    O BRT contará com uma faixa exclusiva para ônibus em pavimento rígido (concreto), enquanto as demais faixas terão pavimento flexível (asfalto). O sistema inclui paradas elevadas ao nível da entrada dos ônibus, cobrança de passagem desembarcada, e um sistema semafórico inteligente que dará preferência ao transporte coletivo nos cruzamentos.

    Além disso, o BRT Radial Leste será totalmente acessível, com novas calçadas, travessias e uma ciclovia ao longo do corredor, conectando-se à ciclovia existente no metrô Tatuapé. A expectativa é que este sistema moderno melhore significativamente a mobilidade na zona Leste de São Paulo.

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