O governo de São Paulo deu início à instalação de totens de segurança na região central da capital, como parte de um projeto-piloto que visa facilitar o contato direto da população com as centrais de controle e equipes das forças de segurança. Esses equipamentos, desenvolvidos pela empresa Helper Tecnologia, contam com um botão de emergência que permite o acionamento imediato da Polícia Militar (PM).
Os primeiros totens foram instalados em áreas estratégicas, incluindo a Rua 25 de Março, a Praça da República e a Cracolândia. Com quatro metros de altura e multifuncionais, os totens estão localizados nos seguintes pontos:
- Esquina das ruas General Couto de Magalhães e dos Protestantes
- Em frente ao Edifício Itália (Praça da República)
- Parque Dom Pedro II (25 de Março)
Recursos dos Totens de Segurança:
- Botão de Emergência: Permite o acionamento direto da Polícia Militar.
- Sistema de Comunicação: Capaz de enviar alertas e facilitar o contato entre a população e as centrais de segurança.
- Câmeras de Monitoramento: Equipadas com leitura de placas, ajudam no controle e na vigilância da área.
Uma nova funcionalidade está sendo testada em dois dos locais onde os totens foram instalados: na 25 de Março e na Praça da República. Nesses pontos, os equipamentos possuem telas que possibilitam realizar videochamadas diretamente com o centro de operações da Polícia Militar, proporcionando uma comunicação ainda mais rápida e eficaz.
Segundo o secretário da Segurança Pública, Guilherme Derrite, os totens de segurança representam um avanço significativo nas atividades de policiamento e patrulhamento na região central. “Com um conjunto de funcionalidades e serviços, eles fornecerão informações essenciais para fortalecer ainda mais o trabalho estratégico que tem sido realizado na região para combater a criminalidade e garantir a segurança da população”, afirmou.