A Prefeitura de São Paulo deu um passo importante para a melhoria do transporte público na cidade ao assinar o contrato com o consórcio responsável pela elaboração dos projetos e construção do trecho 1 do BRT (Bus Rapid Transit) Radial Leste. Essa obra, aguardada por mais de uma década, visa agilizar os deslocamentos entre a zona leste e a região central da cidade.
Segundo informações do sistema de processos do município, o custo do trecho 1 do BRT Radial Leste será de R$ 108,8 milhões (R$ 108.876.607,23), e o contrato prevê a conclusão das obras em até 18 meses, com a entrega esperada para 2026.
Detalhes do Projeto BRT Radial Leste
O trecho 1, que compreende 2,8 km, vai do Terminal Parque Dom Pedro II até a Rua Professor Miguel Russiano, na região de Aricanduva. Quando totalmente concluído, o BRT Radial Leste terá três trechos, totalizando 9,74 km de extensão, por onde devem passar mais de 400 mil passageiros por dia.
Trechos do BRT Radial Leste:
- Trecho 01: Terminal Parque Dom Pedro II até a Rua Almirante Brasil/Rua Professor Miguel Russiano (2.800 m).
- Trecho 02: Rua Almirante Brasil até a Rua Armando Gardenghi (3.100 m).
- Trecho 03: Rua Armando Gardenghi até a Rua Professor Miguel Russiano (3.840 m).
O BRT terá início no Terminal Parque Dom Pedro II, com os ônibus circulando sobre o viaduto Nakashima, seguindo pela Av. Alcântara Machado (Radial Leste), até a Rua Professor Miguel Russiano. A faixa exclusiva para ônibus será localizada à esquerda e será construída com pavimento rígido (concreto), enquanto as demais faixas terão pavimento flexível (asfalto).
Infraestrutura e tecnologias
O projeto do BRT Radial Leste incluirá várias inovações para melhorar a experiência dos usuários e a eficiência do sistema. As paradas de ônibus serão elevadas ao nível da entrada dos ônibus e contarão com cobrança desembarcada, o que significa que os passageiros pagarão a passagem nas estações, antes de embarcar. O sistema será equipado com gestão inteligente, monitoramento, portas automáticas de plataforma, e totens com informações sobre linhas, horários e previsão de chegada dos ônibus.
Além disso, o BRT contará com um sistema semafórico inteligente, conectado por fibra ótica, que dará prioridade ao transporte coletivo nos cruzamentos, especialmente durante o horário de pico. A acessibilidade também será uma prioridade, com novas calçadas, travessias e uma ciclovia ao longo do corredor, conectando-se à ciclovia existente próxima ao metrô Tatuapé.
Empresas envolvidas
O trecho 1 será executado pelo Consórcio Corredor Radial, composto pelas empresas FBS Construção Civil e Pavimentação S.A., Zetta Infraestrutura e Participações S.A., e Construtora Augusto Velloso S.A. Já os trechos 2 e 3 serão realizados pelos seguintes consórcios:
- Lote 2: Consórcio BRT-Radial Leste I, formado por TRIADE Pavimentação e Construções S.A., ERA TÉCNICA Engenharia Construções e Serviços Ltda, e ALMEIDA SAPATA Engenharia e Construções Ltda (R$ 141.725.840,08).
- Lote 3: Consórcio SEA Radial Leste I, formado por SOUZA COMPEC Engenharia e Construções Ltda, Construtora ETAMA Ltda, e ARVEK Técnica e Construções Ltda (R$ 135.393.333,05).