Os ônibus do sistema municipal de transporte público que operam em regiões como Jabaquara, Jardim Mirim, Interlagos, limite com Diadema, Ibirapuera e Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul da capital paulista, serão equipados com um novo sistema de câmeras de segurança. A iniciativa abrange os veículos da Mobibrasil, concessionária responsável por cerca de 50 linhas na região.
A Mobibrasil opera tanto os lotes E5 (estrutural), que envolvem ônibus de grande porte que conectam terminais, quanto o AR-6 (articulação regional), que utiliza ônibus padrão para ligar os centros dos bairros. De acordo com Jurandyr Scavariello Jr., diretor de operações da Mobibrasil, 100% da frota será equipada com o novo sistema de câmeras.
As câmeras serão utilizadas para monitorar o desempenho dos motoristas e cobradores, além de auxiliar na resolução de ocorrências e no planejamento das linhas. As imagens capturadas em tempo real poderão ser usadas para informar as autoridades de trânsito e segurança sobre problemas recorrentes, permitindo ações preventivas.
“Este é um importante avanço para acompanhamento operacional da concessionária, que poderá, em tempo real, monitorar o desempenho da tripulação, além de acompanhar ocorrências de todos os tipos no cotidiano do transporte coletivo. Com dados concretos do dia a dia, poderemos evoluir na melhoria dos serviços prestados à população de São Paulo, trabalhando as situações de forma preventiva”, destacou Scavariello Jr.
A instalação do sistema de câmeras ocorre em parceria com a Noxxon, empresa de tecnologia homologada pela SPTrans (São Paulo Transporte), que gerencia as linhas de ônibus da cidade de São Paulo.