CPTM abre licitação para implantação de bicicletário e escadas rolantes na Estação Guaianases

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) anunciou a abertura de uma licitação para contratar as obras de implantação de um bicicletário e escadas rolantes na Estação Guaianases, que atende à Linha 11-Coral. A sessão pública para a abertura das propostas está marcada para o dia 20 de setembro de 2024. O edital estará disponível a partir de hoje nos sites da CPTM e do Diário Oficial do Estado de São Paulo.

Atualmente, a CPTM oferece 20 bicicletários em suas estações, totalizando quase 6 mil vagas, sendo que 18 desses bicicletários são administrados diretamente pela estatal. Esses espaços são equipados com iluminação adequada, piso de concreto e medidas de segurança para controlar o acesso. Para utilizar os bicicletários, os usuários precisam se cadastrar com o RG e levar um cadeado e corrente para prender suas bicicletas. Em 2023, foram registrados 783.826 passageiros utilizando os bicicletários, com uma média de 65.300 bicicletas guardadas por mês.

Além do novo bicicletário em Guaianases, estão em andamento obras para a implantação de bicicletários nas estações Engenheiro Manoel Feio e Aracaré, da Linha 12-Safira. O projeto de reconstrução da Estação Itaquaquecetuba também inclui a criação de um espaço para bicicletas.

Instalação de Escadas Rolantes

A CPTM vem planejando a instalação de escadas rolantes na Estação Guaianases há mais de um ano. Inaugurada em maio de 2000, após um longo período de paralisação das obras, a estação, apesar de seu design moderno, não conta com escadas rolantes ou elevadores, o que tem gerado constantes reclamações dos passageiros.

Com a conclusão das obras, espera-se melhorar significativamente a acessibilidade e a comodidade dos usuários da estação, que é um importante ponto de conexão na Zona Leste de São Paulo.

Deixe um comentário