O Governo do Estado de São Paulo anunciou um investimento de R$ 4,3 bilhões ao longo dos próximos 30 anos no lote de rodovias concedido à iniciativa privada. Esse montante será destinado à duplicação de 90 quilômetros de estrada, à construção de dez quilômetros de faixas de ultrapassagem (terceira faixa), 47 quilômetros de acostamentos, e 73 quilômetros de ciclovias.
Entretanto, o plano também prevê a implementação de 15 pontos de cobrança de pedágio ao longo dos 213 quilômetros entregues à nova concessionária. A Secretaria de Estado de Parcerias em Investimentos confirmou que a cobrança começará entre o segundo e o quarto ano após a assinatura do contrato, antes da conclusão das obras.
O Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica que fundamentou a Parceria Público-Privada (PPP) estima que serão investidos R$ 87 milhões em “sistemas e equipamentos de arrecadação”, com R$ 25,6 milhões sendo destinados a sistemas de cobrança no primeiro ano de contrato.
As tarifas no Lote Litoral devem variar entre R$ 1,08 e R$ 6,29, com o valor de R$ 0,20 por quilômetro em pista dupla e R$ 0,14 em pista simples, similar ao adotado no Rodoanel Mário Covas. A cobrança será realizada pelo sistema free flow, um sistema totalmente eletrônico que dispensa praças de pedágio tradicionais. Veículos que trafegarem pelas vias marginais estarão isentos de pagamento.
Além disso, R$ 29,2 milhões serão investidos em sistemas e equipamentos de controle e fiscalização, com R$ 16,8 milhões destinados a radares e R$ 12,4 milhões a balanças para controle de peso.
Principais obras previstas:
- Duplicações:
- O trecho Bertioga-Santos da SP-055 (Rio-Santos) será duplicado e ganhará uma ciclovia ao longo de toda a sua extensão.
- O trajeto entre Peruíbe e Praia Grande será ampliado com a construção de vias marginais e dispositivos que garantem a conectividade urbana.
- O trecho Miracatu-Peruíbe também passará por duplicação, com a adição de dispositivos viários, marginais e passarelas.
- Terceiras faixas:
- O trecho Mogi-Bertioga receberá 6,2 quilômetros de pista dupla e dez quilômetros de terceiras faixas, além da recuperação de quatro quilômetros de vias marginais e a construção de 47 quilômetros de acostamentos.
- Na Serra do Mar, no trecho de Mogi das Cruzes, serão implantadas terceiras faixas em locais de pista simples, acostamentos, e três rampas de escape para veículos pesados nos km 78,1, 84,4 e 88,5, para garantir maior segurança.
As rampas de escape, compostas por materiais que reduzem a velocidade de veículos pesados, são projetadas para melhorar a segurança na descida da serra, especialmente em casos de falha nos freios.