A construção da Estação 14 Bis-Saracura, da futura Linha 6-Laranja de metrô, corre risco de ser cancelada. A informação foi divulgada em primeira mão pelo telejornal SP2. Um documento enviado pelo governo ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no final de junho destaca os problemas enfrentados pelas obras e as potenciais consequências graves se medidas urgentes não forem adotadas.
As obras da Estação 14 Bis-Saracura, localizada na região do Bixiga, no centro da capital, estão com apenas 10% de conclusão. O atraso significativo se deve, em parte, à descoberta de achados arqueológicos durante as escavações. Desde então, passaram-se 800 dias sem progresso significativo.
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No documento, o governo paulista menciona que um pedido de autorização para a continuação das escavações em quatro áreas, feito em março, não recebeu resposta: “São aproximadamente três meses sem um posicionamento do instituto”, afirma o documento. No entanto, o superintendente do Iphan em São Paulo, Danilo Nunes, afirmou que não há registro desse documento nos arquivos do instituto.
“O [documento] de março, que é colocado, não localizamos nas buscas. A gente não encontrou nada, até porque já foram [enviados] pareceres depois disso”, explicou Danilo. Ele admitiu, no entanto, que atrasos podem ocorrer devido à sobrecarga de processos de licenciamento, especialmente em São Paulo, onde 70% dos licenciamentos do Brasil estão concentrados.
Enquanto isso, as demais estações da Linha 6-Laranja estão com quase metade das obras concluídas, com exceção da 14 Bis. A linha, que vai ligar Brasilândia ao centro da capital, conta com dois tatuzões em operação. O tatuzão que se dirige à Zona Norte está entre as estações Itaberaba e Maristela, enquanto o que segue para o Sul já perfurou o caminho de seis estações e avança em direção a Higienópolis-Mackenzie. Após essa estação, a próxima é a 14 Bis.
O tatuzão deve chegar ao Bixiga no início de 2025, e a estação precisa estar escavada até lá. Caso contrário, o governo alerta que ele passará diretamente para a próxima parada, inviabilizando a construção da Estação 14 Bis-Saracura.
O documento do governo destaca: “Caso o resgate não se concretize nesse prazo […], o resultado prático dessa situação (ainda hipotética, mas cada vez mais próxima) será a inviabilidade de implantação da estação 14 Bis-Saracura […], o que prejudicaria milhares de passageiros, além dos altos custos envolvidos na eventual necessidade de destruição da estrutura do túnel de via se a estação fosse construída depois.”
A situação gera preocupação, pois a falta da Estação 14 Bis-Saracura afetaria significativamente o projeto e o serviço de transporte oferecido aos passageiros, além de gerar elevados custos adicionais.
Isto chama-se brasil vota-se
em um candidato quem decide é um juiz ou um orgao
que nao tem voto algum.Per
gunte a um negre o wue ele
quer primeiro o metro ou o
tal museu.Conversa de surdos as duas coisas já estariam resolvidss se quizessem.