O aguardado momento para a Linha 17-Ouro do monotrilho está próximo de se concretizar, com o embarque do primeiro trem da frota N no Porto de Shanghai, na China, com destino ao Porto de Santos.
Prevê-se que a primeira composição, de um total de 14 encomendadas, chegue ao Brasil no mês de julho. Com isso, os primeiros testes com o novo trem têm previsão para começar em setembro, nas instalações do Pátio Água Espraiada.
Julio Castiglioni, presidente do Metrô, anunciou que no início de 2025, o novo trem já estará sendo testado na via elevada, marcando um avanço significativo para a implementação e funcionamento pleno da Linha 17-Ouro.
Vale destacar que a obra está atrasada desde 2014, e após sucessivas paradas, neste momento parece que finalmente serão concluídas. Com uma extensão comercial de 6,7 quilômetros e 8 estações, a Linha 17-Ouro ligará, através de um ramal, o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda de trens metropolitanos. O ramal ainda fará conexão com a Linha 5-Lilás de metrô na Estação Campo Belo.